terça-feira, 25 de novembro de 2008

HOBBYTEC - NOVA MARCA BRASILEIRA DE FERROMODELISMO


A Hobbytec é uma pequena fabricante de acessórios de ferromodelismo e neste semestre ela teve a grande proeza de lançar a carcaça da locomotiva EMD G-12 em pura escala HO. O único modelo de G-12 feito em plástico é produzido pela Frateschi, mas pela idade do molde que data dos anos 70 quando devido às restrições de importação, a Frateschi teve de usar motor maior, isso obrigou a companhia a fazê-la na escala OO (1/64), isso deixou o modelo desproporcionado com a escala proposta, a HO (1/87). Como a Frateschi não se interessou em fazer um molde novo para produzir a G-12 em escala HO, a Hobbytec viu a oportunidade de lançar apenas o corpo dessa locomotiva que é famosa no mundo todo, desde as ferrovias de bitola estreita da Canadian National (CN) às longínquas ferrovias Australianas e Neo-zelandesas. O corpo é feito de resina e se acopla à mecânica da G-12 produzida pela Frateschi que roda nas ferrovias da América Latina Logística (ALL).


O corpo é bem detalhado, um dos detalhes que mais chamam atenção é a cabine que tem chapas de acrílico que imitam vidro, e essas chapas estão bem próximas da superfície externa da cabine. O produto também tem os handrails superiores detalhados e das extremidades com muita finesa bem como os grab irons que são os apoiadores para se escalar o corpo da locomotiva. As escadas estão bem detalhadas e os pilots ou limpa-trilhos são inteirissos como no protótipo, havendo apenas espaço para passar o braço do engate. Os pilots vêm equipados com alavancas de desengate, famosas cut-lever. Cada unidade é oferecida sob encomenda porque é um produto artesanal feito de acordo com as necessidades do ferromodelista. Uma dica interessante, quem puder instalar uma mecânica de GP-7 nela, melhor, as rodas do chassis da Frateschi deixa-a ainda um pouco alta. Se for possível instalar rodas de C30-7 nela, então o modelista terá uma opção de motorização mais barata, embora o conjunto Athearn vem pronto para DCC.

SLUG M1 da A.L.L.
Mas a iniciativa da Hobbytec não fica somente na manufaturação do corpo da EMD G-12, ela vai além, e oferece a linda Slug da ALL que foi feita sobre locomotivas G-12 desativadas. Essa slug da G-12 que se chama M1, é de fato uma modificação da G-12 da Frateschi. O funcionamento da slug apóia os trens pesados no mesmo jeito que o protótipo slug da ALL faz. A Hobbytec afirma que esta produção é limitada em 10 unidades... Dez unidades do mesmo número? Isso não foi confirmado, mas espero que sim, porque investir no ferramental para fazer essa locomotiva sem cabine, não é algo tão barato. Espero e penso que você leitor também espera que a Hobbytec continue a fazer a slug M1 da ALL em várias quantidades com novos números para reproduzir os protótipos dessa grande ferrovia. Ou virá uma slug totalmente baseada na G-12 original da Hobbytec? Dedos cruzados!!!!!!!!!!!!!

Foto ilustra a slug M1 acoplada a duas locomotivas G22U da Frateschi


Um detalhe que representa o alto nível da mentalidade da Hobbytec é a embalagem dos seus produtos que é de fato para "inglês ver", ... e "babar"! O estilo da caixa lembra o padrão inglês e americano dos anos 70 de ilustrar o produto, um estilo que lembra a infância de muitos modelistas que hoje têm 30-40 anos. A diagramação dos tipos e das fotos dão uma sensação gostosa ao olhar, lembra as brincadeiras de presente do "Papai Noel", que na verdade era dado pelos pais ou parentes. Cada unidade custa R$: 150,00. Para converter este valor em qualquer outra moeda, use a página de câmbio do Banco Central.
A Hobbytec também tem uma linha de camiões na escala HO para enriquecer a sua maquete. Os preços estão na faixa de 70 reais, caros. O recomendável seria uma produção em escala maior para que o custo a todos os modelistas fosse diluído na quantidade. A Hobbytec é uma empresa nova e está focada em trazer novidades. Com mais vendas de corpos de locomotivas e kits de slugs, possivelmente ela estará mais competitiva e daí acessível.

O site da Hobbytec é www.hobbytec.com.br. Lá você encontrará outros produtos muito interessantes para decorar a sua maquete com cenários tipicamente brasileiros. Baixe o catálogo Hobbytec aqui.

Prestigie o ferromodelismo brasileiro! Como citado na matéria abaixo, o ferromodelismo brasileiro está crescendo, e a Hobbytec é prova dessa evolução. Que venham novos empreendedores a enriquecer o hobby  ainda suceder com a comercialização dos seus produtos, porque a prosperidade só impulsiona mais coisas boas!

Nenhum comentário: