segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PREPARATIVOS PARA O RETORNO DO TREM DO PANTANAL

Aquidauana fica livre de sucatas de trem

09/01/2009 - Aquidauana News

Clique para ampliar

“Em 15 dias vou tirar as sucatas de vagões do centro da cidade”. A promessa do prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, começou a se cumprir nesta terça feira (06), em ato prestigiado por várias autoridades, no pátio da Estação Ferroviária, entre elas os secretários de Estado Edson Giroto, de Obras Públicas, e Osmar Domingues Jeronymo, de Governo.

Segundo Osmar Jeronymo, a retirada das sucatas é apenas uma das muitas ações atualmente em curso objetivando viabilizar o retorno do Trem do Pantanal, em maio próximo. Paralelamente vagões estão sendo reformados em Campo Grande e Curitiba e a malha ferroviária está sendo recuperada entre Campo Grande e Aquidauana. “O trecho Aquidauana-Miranda já está pronto”, observa. Em fevereiro a ANTT fará o laudo definitivo desta parte operacional.

Muito procurado pelas pessoas que se aglomeravam nas imediações dos guinchos e caminhões usados na operação, o prefeito Fauzi Suleiman, sempre acompanhado do vice, Vanildo Neves, falou do seu compromisso com o embelezamento da cidade. Segundo ele duas ações serão fundamentais para que Aquidauana fique cada vez mais bonita, aludindo a importância de um projeto urbanístico inovador e ao necessário trabalho de conscientização junto à população para cuidar do patrimônio público.

Atentos ao movimento das máquinas, que deve continuar por alguns dias, muitos curiosos comentavam sobre a importância da medida. O “papeleiro” Miguel da Costa, que se fazia acompanhar da esposa, Marleide Morais da Costa, moradores das proximidades, era só contentamento. “Muito bom!. Esta medida vai por fim a uma série de problemas nesta região” comentou. 

Os gerentes de Governo, Marcus Marcellus Chebel e de Obras, Archibald Joseph L. S. MacIntyre, nas várias entrevistas concedidas à imprensa, cada um do seu jeito, falaram do impacto positivo da remoção dos vagões. Edson Giroto, por seu turno, lembrou que é preciso deixar o entorno da Estação em condições aprazíveis, para que os visitantes “tenham uma boa impressão” da cidade. 

Problema comum

A retirada de sucatas de vagões tem sido um problema comum a muitas cidades do país. No caso específico de Aquidauana o DNIT transfere a responsabilidade temporária para a Prefeitura, que fica como fiel depositária dos bens removidos do centro da cidade.  

Uma série de cuidados serão tomados no local onde as sucatas serão colocadas, no antigo lixão, e com as próprias unidades, que deverão ser completamente vedadas. Uma cerca está sendo providenciada e estuda-se a colocação de um serviço de guarda. Com estas medidas espera-se impedir a ação de vândalos e de marginais. 

A remoção definitiva dos vagões esbarra-se em vários empecilhos jurídicos. Um local definitivo, provavelmente em Bauru-SP ou leilão podem ser os destinos finais das sucatas ora removidas do centro da cidade. 

Nenhum comentário: