domingo, 22 de fevereiro de 2009

FERROMODELISMO AUSTRALIANO / AUSTRALIAN MODEL RAILROADING!

indian_pacific_1

Prezados Leitores:

Penso que esta seja uma das primeiras senão a primeira apresentação mais detalhada sobre o ferromodelismo australiano que é caracterizado por um material rodante muito curioso, dinâmico, e rico. Além da Frateschi fornecer parte do material rodante que é vendido no Brasil para a Hobbies Plus cuja também é revendedora da marca local Powerline, a Austrália já possui um bom número de fabricantes de material de ferromodelismo locais que inclusive fabricam modelos que poderão rodar perfeitamente nas nossas maquetes.

HOBBIES PLUS www.hobbiesplus.com.au
A Hobbies Plus está localizada na cidade de Stratford, Estado de Victoria. Fiz questão de inlcuir esta foto porque ela mostra a frente da loja quando a tocha olímpica dos Commonwealth Games (jogos entre os países de língua inglesa) chegou à Austrália. Uma das maiores curiosidades da Hobbies Plus é que ela vende praticamente toda a linha Frateschi com pinturas brasileiras e pinturas australianas além da marca Powerline que segundo os mais conhecedores do hobby, compra da Frateschi umas EMD G12 e as decora e monta com peças produzidas pela própria Powerline. A Hobbies Plus oferece uma gama imensa de material de ferromodelismo desde produtos nacionais, europeus, americanos e brasileiros.


A decoração da loja é um fator importante para estimular o cliente a pensar no que a maquete dele necessita.
The shop's decoration is an important factor for stimuli the client to think of what his train layout needs.

Veja as locomotivas "Made in Brazil" na prateleira!
See the "Made in Brazil" locomotives in the shelf!

Linha completa de trilhos Peco, Atlas, inclusive a rotunda Frateschi.
Complete track line from Peco, Atlas, inclusive the Frateschi turntable.


POWERLINE www.powerline.com.au
A Powerline está localizada na cidade de Brighton, Estado de Victoria. Desde 1986 a Powerline Models Pty. Ltd. tem nutrido interesse em modelos de trens Australianos, encorajando as pessoas à, e adiante no hobby de ferrovias modelos e tem produzido uma linha de trens modelos para iniciantes, modelistas, e entusiastas. Estabelecendo padrão em trens modelos Australianos fazendo-o o que é hoje. A Powerline Models Pty. Ltd. é de propriedade 100% Australiana e operada, e produz de tudo de kits de trens a locomotivas, carros de passageiros, vagões de carga, acessórios e produtos colecionáveis em edições limitadas. As escalas produzidas são HO e N.
Powerline is located in the city of Brightn, Victoria State. Since 1986 Powerline Models Pty Ltd has been fostering interest in models of Australian trains, encouraging people into and onwards in the hobby of model railways and has produced a range of model trains for beginners, modellers and enthusiast. Setting the standard in Australian model trains making it what it is today. Powerline Models Pty Ltd is 100% Australian owned and operated, and produces everything from train sets to locomotives, passenger carriages, freight wagons, accessories and collectable Limited Editions. The scales produced are HO and N.

Locomotivas diesel HO:
Umas das locomotivas mais famosas da Austrália é a EMD PT-2 e PT-3. Ela é a G12 com cabine mais alta ao estilo manobreira (switcher). E esta é a locomotiva de maior destaque da marca. Ela parece estar na escala OO, mas o detalhamento dela é muito próximo da perfeição, algo que deveria ser as G12 feitas para o mercado brasileiro cujas o molde data mais de 40 anos! E a maioria das peças dessas locomotivas são justamente feitas pela Frateschi, por exemplo: corpo, tanque, handrails. Outras peças como grade vazada além da pintura e montagem são feitas pela Powerline.

Uma locomotiva interessante, de baixo custo de aquisição é a P206 da Freight Rail que opera na NSW (New South Wales).

Locomotivas a Vapor HO:
Outra locomotiva feita pela Frateschi para a Powerline é a Consolidation na pintura da Victorian Railways.

Os vagões da Powerline são bem interessantes, mas não são um primor em precisão de detalhamento, embora eles sejam bem detalhados. É importante salientar que detalhamento não significa precisão. Por exemplo um ferromodelo pode ser simples (pouco detalhado), porém muito preciso (sem rugas, bolhas e torções). Mas a linha Scale Freight possui vagões bem detalhadados e bonitos. Click na imagem do vagão para ir à lista de vagões.

Carros de Passageiros:
Também é dito que a Frateschi além de fornecer os carros Budd à Powerline que ela oferece no Brasil, ela também fabrica uns carros especialmente para o mercado Australiano os P4xx que são muito bonitos e precisos.
Lançamentos:

BLACK DIAMOND MODELS http://www.blackdiamondmodels.com.au
A Black Diamond Models é na minha opinião a terceira melhor marca de ferromodelos da Austrália. Para quem conhece um pouco sobre as ferrovias Australianas, acaba concluindo que a Austrália é um país diferente por suas locomotivas e não pelos cangurus e coalas :-) As locomotivas Australianas são uma mistura de padrões americano, inglês, e local. Americano porque a maioria das locomotivas a diesel da Austrália foram construídas pela EMD por exemplo várias versões G12s, F7s, E6s, GTs, e várias locomotivas de exportação baseadas no projeto da SD40-2, e os trens Australianos usam engates automáticos. Inglesa porque o país carrega muita influência inglesa, então as alterações nos desenhos, pinturas bem como acessórios dos vagões têm muita influência inglesa além da americana. Algumas locomotivas que rodam na Austrália ou que rodaram por lá foram fabricadas pela English Electric e adaptações mecânicas ao estilo Inglês foram adicionadas aos projetos das locomotivas fabricadas nos Estados Unidos. Australiana porque as últimas adaptações visam a facilidade de operação em regiões de temperaturas elevadíssimas do centro do país, e os maquinistas de lá gostam de locomotivas com janelas de ampla visão. Há algumas locomotivas que são de de desenho e construção locais, diferentes de tudo que já vimos. Além das locomotivas únicas, a Black Diamond Models fabrica trucks de metal para vagões.

Locomotivas a Diesel:
English Electrics construídas na Austrália.
English Electric Classe 1270 English Electric 1250/1260
English Electric 2350/70 English Electric 2300

Transrail Classe ZB South Spur Rail

Tem G-12 na escala HO? Tem sim senhor!
EMD G-12 Classe 1400 EMD G-12 Class 1450 EMD G-12 Classe 1460
QR 1461 Photo: Chris Malone

EMD G-12 e G-8
Photo: To Ka Leung VR T320 Photo: John Humphries

EMD G-8 Taiwan Rail (A-1-A)

TUEs:
Suburbian Multiple Unit Stainless Suburbian Car Kits


INFRONT MODELS http://www.infrontmodels.com.au
A Infront Models produz vagões de altíssima qualidade de modelagem e eles incluem vários acessórios como peças de latão e cargas para simular cargas reais. Talvez o vagão que mais se destaca é o 1968 Tullochs AMOCO Rail Tank Car. O tanque detalha moldagens de uretano, peças de latão moldadas a laser, parte hidráulica inferior totalmente moldada bem como escadas e sistema de freio. Os passadiços também são feitos com corte a laser.


PGC SCALE MODELS http://www.geocities.com/pgcscalemodels/holoco.html
PB15 A PGC Scale Models fabrica locomotivas a vapor famosas da Austrália e vagões de carga e passageiros de estilo antigo, alguns vagões de carga são modernos e representam o de melhor das ferrovias Australianas.

QSC Tautliner - Easiliner Para quem gosta de modelar ferrovias de vários cantos do mundo, não pense duas vezes em comprar vagões da PGC Scale Models.

PYC Container Flat PYC Container Flat
QGA Bulk Grain Hopper
VAKG Grain Hopper Hoppers
VAK Coal Hopper


AR KITS http://www.arkits.com
Em termos de precisão e preço, eu elejo a AR Kits a melhor marca de locomotivas modelos da Austrália. Você acredita que esta magnífica Beyer Garrat AD 60 de latão custa apenas 600 Dólares Australianos? Ela é semelhante àquela Henschel que rodou na Leopoldina. Todas as locomotivas da AR Kits são modelos de locomotivas a vapor e feitas de latão. A lista de produtos está neste link, clique nos links 'Pix' para ver as fotos. Os modelos são de qualidade além do imaginável!


AUSTRAINS http://www.austrains.com.au
A Austrains ao meu ponto de vista é a melhor marca em termos de quantidade de modelos, e detalhamento pelos preços oferecidos.

Locomotivas a Diesel:
As locomotivas DL são muito populares na Austrália e há várias versões da base original que é a FP-45 da Electro-Motive Division atual Electro-Motive Diesel. Essas DLs são muito bem feitas e pintadas. Tirando o "focinho" um tanto estranho porém muito funcional nos protótipos, essa locomotiva e muito bonita e uma das mais americanas em estilo a rodar por lá.

Classe T
As EMD Classe T são diferentes das PT porque têm o nariz mais baixo para abrigar janelas de observação frontal mais amplas como nas GP20. Estas Classe T estão na escala HO e são locomotivas lindas, elas seriam as G12 de nariz baixo com cabine mais alta e bem como as EMD CF7, claro que as Classe T são as mais bonitas de todas essas variações das G-8/G-12/GP-9.

A EMD E-7 conhecida como Classe CL ou Classe CLF é uma das mais bonitas senão a mais bonita locomotiva que ainda roda pela Austrália. Diferente da E-7 em algumas curvas do nariz, teto mais alto com corte reto ao invés de curvo no topo para evitar acidentes em túneis, e a presença de uma segunda cabine de comando na parte de trás para facilitar as operações de manobra.
Vagões de carga:
[Austrains+VPCX+cement+tank+VLine.JPG]
Uns dos lançamentos da Austrains são os vagões cimenteiros que são populares na Austrália. Eles são bem coloridos e relativamente bonitos. Esse padrão de tanques divididos em "cisternas" é comum na Europa, diferente dos padrões Brasileiro e Americano. Esses vagões tanques da Austrains são muito detalhados, vêm equipados com Engates tipo Kadee, rodas de níquel, e vários detalhes instalados separadamente o que enriquece o produto visualmente.


AMRA AUSTRALIAN MODEL RAILROAD ASSOCIATION http://www.amra.asn.au/
Visite o site da AMRA e faça um intercâmbio de informações para o enriquecimento de sua cultura "ferromodelística" para uma diversão mais completa! Uns dos lançamentos da Austrains são os vagões cimenteiros que são populares na Austrália. Siga o exemplo do pequeno!
AMRA LogoHarry at NSW branch operating the new HO layout


EVENTOS
Para estar informado sobre eventos de ferromodelismo na Austrália, você também pode conferir no site do Queensland Museum. No sábado dia 28 haverá o grande encontro nacional de ferromodelismo. Dê uma chegada: http://www.theworkshops.qm.qld.gov.au/exhibitions/events/amrc.asp


VÍDEOS
Black Springs, Australian layout - Box Hill 2004

'Arid Australia' - o trem HO mais longo da Austrália e do mundo!

AMRA Hurstville 08 Highlights

Austrains EMD CL com som em testes


Espero que tenham gostado!

Um abraço.

Um comentário:

Thiago Oliveira disse...

Olá Colegas de Hobby!
Eu estou querendo montar uma maquete com muitas linhas cruzando e um amplo patio de manobras, se caso alguem tiver uma planta que possa me disponibilizar eu agradeço muito. Desde já obrigado pela atenção!
Enviar para: lordaramysthiago@oi.com.br
OBS: Compro materiais usados de ferromodelismo.