segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

IHC - International Hobby Corporation. O fim de uma era! The end of an era!


Bernie Paul é o fundador da International Hobby Corporation nos meados dos anos 1950. A empresa conhecida mais pela sua sigla IHC, promoveu o ferromodelismo criativo e cheio de vida com produtos acessíveis e bem moldados para suas respectivas épocas de lançamento, produtos acessíveis e cheios de glamour porque retratam as eras de 1920 a 1970. A linha da IHC era composta de kits de edificações para maquetes de ferromodelismo, eles formavam edifícios gerais, muitos deles vinham com iluminação, casas, estações, lojas, postos de gasolina, equipamentos de parques de diversão, enfim, praticamente tudo que fosse necessário para construir mini cidades com uma "alegre nostalgia", um passado vivo no presente. A IHC também oferecia locomotivas em parceria com a Rivarossi e a Mehano, vagões feitos pela Mehano, carros de passageiros feitos pela Rivarossi e depois passou a fabricar os próprios, acessórios de via, truques detalhados de carros de passageiros e sanfonas além dos kits de detalhamento de interior de carros de passageiros.

Kits "Carnival" TM para criar parques de diversão.
Lackawanna
Com a crise nos Estados Unidos e uma série doença aflingindo Bernie Paul, a empresa começou a perder dinheiro necessário para investir em renovação de produtos. As últimas locomotivas de moldagens mais modernas da IHC são as Mehano Mountain Santa Fe 2-10-1 genérica e a Hudson, mas nem a IHC não suportou as perdas e para piorar, a Mehano parou sua produção temporariamente porque teve de passar parte de sua fabricação para a China onde a mão de obra e os impostos são mais baratos. Aos poucos os governos até o dos Estados Unidos estão destruindo o capitalismo em seus países com aumento de impostos e gratificações que são pagas e assim forçando os produtores a transferir parques fabris para a China e assim fortalecendo o Partido Comunista da China que com muito dinheiro financia, eu disse "financia", não dôa, dinheiro para partidos comunistas como o PT. Isso é, os entreguistas enfraquecem o próprio povo através de aplicação de altos impostos e dá como saída a armadilha maior, transferir a produção de riquezas para o maior país comunista do mundo que usará parte dessas riquezas para financiar o comunismo que será pago a juros e muito mais pelos povos de economias já afetadas por seus líderes traidores. Daí falta-se dinheiro localmente e eu pergunto... a riqueza deixada na China teve retorno? Não, essa transferência de parques fabris para a China apenas adiou a falência das empresas, mas foi pior porque o capital que ficaria no país em forma de impostos, foi parar nas mãos dos financiadores do comunismo e desses membros de partidos políticos que operam a favor da China e afins. É como entrar num buraco negro...

Nos anos 1960 A IHC tinha duas subsidiárias, a GHC (General Hobby Corporation) e a AHM que passou a ser subsidiária da GHC, a Associate Hobby Manufacturers.

Veja as fotos da transição da GG-1 da Rivarossi para a GG-1 da Mehano.

E da E-8.

A IHC está localizada neste endereço.
413 East Allegheny Avenue
Philadelphia, PA 19134-2322
(215) 426-2873
O web site e o e-mail não funcionam mais. Este é o link para ver a localização da empresa no Google, clique aqui. Ou você pode conhecer os arredores do grande prédio da IHC, um nostálgico prédio de tijolos vermelhos com casinhas ao redor que lembram o estilo das edificações de plástico em escala HO que a IHC fabricava e importava de empresas como a Pola.
Deixo com vocês imagens de produtos da IHC, uma marca que marcou a minha entrada no ferromodelismo. E tive o prazer de ter um kit da IHC, o edifício da gráfica Harold Newspaper.

A primeira locomotiva a vapor da Mehano com som em sistema de corrente direta (DC) para a IHC, a AT&SF (Atchison Tokepa & Santa Fe) 4-8-2.

Santa Fe 2-10-2
SANTA FE
GREAT NORTHERN RAILWAY
PENNSYLVANIA
Freight Station (quem tiver deste kit para vender, contate-me hobbytrem@gmail.com)

Court House
Storefronts (fachadas de lojas)
GG-1 Conrail
Victorian Houses (San Francisco)
E as reais!

Colonial House Assortment
Honest David's Used Cars

Sentiremos muito a sua falta, IHC. Que alguém te compre e te reestabeleça. Com muito pesar e agradecimento por inspirar-me a fazer projetos de maquetes realísticas... Cristiano.

Um comentário:

Marcos Masiero disse...

olá, meu nome é marcos e estava procurando pela IHC na internet e achei seu blog. não sabia que não existe mais essa firma. tenho um kit do King Corkey muito legal e gostaria de saber onde posso comprar os motores para colocar nos brinquedos... carrossel, roda gigante, etc... tenho também um kit santa fé e companhia paulista da atma. qualquer ajuda agradeço.
marcosmasiero@hotmail.com