domingo, 9 de janeiro de 2011

HOMENAGEM DO DIA!

Prezados Leitores,

Eu devo ser a última pessoa que viu este vídeo, que vergonha minha! Mas ainda estou vivo para parabenizar o ferromodelista Cristiano Bueno por publicar esse vídeo sobre os avanços do ferromodelismo em Ourinhos, SP. Ourinhos é uma cidade que fica no extremo sul da região central do Estado de São Paulo, pertinho da divisa com o Paraná. Lá há a ferrovia Sorocabana que chega até Assis, mas parte dela ainda chega a região do Portal do Paranapanema, porém os trens não chegam lá há muitos anos. Em Ourinhos há um encontro com a ferrovia que vem do norte do Paraná, também operada pela ALL. A ferrovia vai em sentido a Santos, passando perto de São Paulo Capital.

A maquete dos ferromodelistas de Ourinhos segue o padrão americano de montagem que usa madeira leve e fácil de manusear, além de resistente e bonita. As imagens detalham o período de montagem inicial e alinhamento dos trilhos que ainda não estavam alinhados. Mas o mais importante é que o trem que foi rodado na apresentação era puxado por uma GE U20C em escala HO feita pelo fantástico ferromodelista brasileiro Romulo.

Deixo aqui uns belíssimos vídeos que o Cristiano Bueno fez como reconhecimento de seu empenho em mostrar o melhor do mundo das ferrovias do Brasil a todos vocês.

Só uma perguntinha... No auge da Sorocabana, essa ferrovia era abandonada assim? Até que ficou bem ecológica... Dá para pegar umas sementinhas de mamona e fazer biodiesel num pilão posto dentro da cabine da locomotiva... Nem na época da temerável Fepasa, essa ferrovia era assim. Ela era toda eletrificada e se podia ver bem o leito da ferrovia quando o ônibus passava pelos trechos próximos à ferrovia.

Nenhum comentário: