domingo, 11 de março de 2012

A MAQUETE DO CRISTIANO - VERSÃO 2012!


"Em 11 de março eu postei esta matéria e estou repostando-a com links de outras matérias sobre técnicas de construção de maquetes para que tudo fique num post só. Este post será continuado e para isso estarei preparando fotos novas para vocês hoje."

***

Caríssimos Leitores!

Com muita alegria que venho trazer-lhes este post sobre o último projeto que desenhei para a minha antiga maquete que parece uma catedral de cidade pobre... nunca fica pronta! Diferente de alguns e igual a outros, as dificuldades pelas quais passei me abstiveram do hobby forçadamente para a minha tristeza. Ao longo de 18 anos, isso mesmo, 18 anos!!!... eu vi surgir muitas novidades no mercado de ferromodelismo que a grande maioria dos veteranos e dos novatos não viam. Mas eles tiveram mais oportunidades e com o tempo eles passaram a ter mais acesso à informação e a produtos do que eu.

Quando decidi abrir este blog foi quando eu retornei ao ferromodelismo e a minha maquete de fato era este blog porque com ele eu estava voltando a ter contato com as novidades apresentadas pela internet e a minha maquete física estava abandonada num cômodo de casa, sem proteção contra poeira, enfim, um símbolo imenso de tudo que não se completava na minha vida. Mas com muita persistência e economia e aproveitando algumas poucas oportunidades que me permitiam juntar dinheiro para o hobby, eu consultei o desenho da minha maquete e a lista de produtos e comecei a cotar os preços e trouxe uns kits em 2009 e mais tarde eu comprei alguns trilhos no mercado nacional. Durante 2009 a minha maquete ficou parada praticamente o ano inteiro e parte do material que comprei ainda não foi usado por uma série de motivos muito sérios, principalmente de saúde. Mas o sonho de ter essa maquete pronta cuja base eu ganhei quando eu tinha 18 anos, estava revivido. É frustrante ser pobre no Brasil e ter de esperar pelo término de uma "sentença" (períodos de dificuldades) quando não se tem oportunidades na vida que permitem se dar o luxo de praticar um hobby como tal. Durante esses sofridos 18 anos, assisti as cinco piores crises financeiras coladinhas uma atrás da outra que sob a observância e intervenção do marginal George Soros, o tesoureiro do esquema russo e patrão de Barack Obama, que conduziram o dólar a quase R$: 4,00. Isso com o impostos de importação que somavam 100% aos preços dos ferromodelos, comprar um era como pagar mais de 3 vezes aquilo que se pagava antes. As crises foram montadas, governos prejudicados, a China favorecida e o povo se desesperou com os resultados e caiu na armadilha... votou no bando que faria o governo de transição para o comunismo após iludir o povo com aquela história de que o país está melhor graças a um "deus analfabeto" o salvador do universo sendo que se o Brasil está menos pior é por causa dos produtores rurais e dos industrialistas que trouxeram muito dinheiro com a melhora da economia internacional, no entanto, vemos já as garras de fora: o cristianismo sendo atacado e com uso dos impostos dos cristãos. Para quem não tem oportunidades, passar 18 anos sem curtir a vida como quer, com um hobbyzinho como o nosso, é humilhante, é uma perda de tempo e de momentos bons e excelentes de vida que não se recupera mais. Por isso sei o que falo quando meto pau nesses comunas desgraçados dos infernos e o pior está por vir. Mas nada que o nosso posicionamento firme não possibilite o inverso, isso é, DIAS MELHORES! Anotem o que afirmo aqui.

Mas com muita teimosia porque eu não acredito em benesses de governo, passei a me relacionar com pessoas de melhor cultura e poder aquisitivo e aos pouquinhos, com muitas tentativas, comecei a mudar a qualidade da minha vida, não que eu nunca quisesse isso, mas se a pessoa não é ladra e chantagista, honestamente a pessoa tomará mais tempo a conquistar as suas metas no Brasil. E o Brasil não é um país para pessoas honestas, é como querer ser santo e converter os demônios no inferno que gostam de ser demônios. Traduzindo: a nossa natureza é ruim e dissimulada de cristã, por isso quem quer ser bom aqui sofrerá muito mais. Mas não estou fugindo do assunto. O que quero dizer e demonstrar aqui é que ser honesto numa terra de desonestos e não ter facilidades já que ninguém é alguém na vida sem oportunidades oferecidas por outrem, a vida fica difícil até para curtir algo que é tão bobo (simplório) como o hobby do ferromodelismo que até hoje parece ser algo como colecionar jóias em terra de miseráveis. E a pior miséria que há no Brasil é a da falta de cultura, além da exploração econômico-financeira do povo comum.

Então mesmo eu sintetizando e muito a minha tragetória no hobby, tomem como exemplo as dificuldades que tive para vocês valorizarem mais ainda as suas vidas e as oportunidades que tiveram e principalmente as que têm e as que virão. Porque o tempo que você gasta sem ter, lá na frente você poderá ter o que quer, mas será o tempo que você podia estar gastando para ter coisas ainda mais valiosas. Eu espero que vocês possam apreciar o meu trabalho e a dinâmica deste post que será atualizado com fases de construção. Farei vídeos explicando algumas dicas para os novatos.

É importante eu dizer que o post não ficará pronto em poucos dias, ele trará alguma novidade a cada mês e gostaria muito que eu pudesse terminá-lo em menos de dois meses para vocês verem como é construir uma maquete com material de alta qualidade. Mas ventos bons chegaram e eu poderei trazer muitas coisas bonitas a vocês através da demonstração deste trabalho.

Um abraço,


Cristiano
A MAQUETE DO
RISTIANO

TEMA E FROTA
O tema da maquete será uma cidadezinha de padrão americano localizada tanto nos Estados Unidos ou localizada em algum lugar rochoso no centro-oeste de Mato Grosso do Sul, uma cidadezinha que seria um entroncamento de trens pesados da Conrail, BNSF, Montana Rail Link, Union Pacific, CP Rail, e Nacional de Mexico que viriam da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) e desceriam até essa cidade. Nela haveria a troca de comando de tração, passando para a ALL, EFVM/FCA e MRS sob regime de direito de passagem. No módulo a ser instalado atrás da maquete haverá uma local de mineração de onde sairão trens de minério de ferro, minério de manganês, carvão, e pedrisco. As matrizes energéticas serão diesel e eletricidade. Sim, haverá catenárias. Pode ser que o resultado não fique lindo, mas tentarei usar catenárias do padrão Pennsylvania Rail Road (PRR) ou New York Central Railroad. Terei locomotivas Bachmann Spectrum "GE E-33 Conrail", pelo menos uma dupla, bem como algumas GG-1 da Conrail.

PAISAGISMO
Cinquenta porcento do material básico para paisagismo eu comprei para iniciar a base de formação do relevo, pigmentação de "solo", formação de morro, rochas, paredes de rochas, e túneis cravados na rocha. Eu iria usar portais de túneis, mas preferi dar um toque de paisagem mais distante e menos civilizada como mostrada nesta foto. Embora os portais de túneis são obras de arte magníficas que completam uma ferrovia!


Eu selecionei produtos de base da Woodland Scenics, marca que eu admiro muito pelo capricho, precisão em tudo que faz. Para iniciar completo e economicamente, eu comprei os meus primeiros produto da marca, um deles é o Earth Color Kit, ou Jogo de Cor de Terra. Esse kit tem a referêncai C1215 (veja aqui) e é composto de garrafas menores com todas os pigmentos produzidos pela Woodland. Também ele é composto por um molde de rocha de gesso para fazer paredes de contenção, regos d'água cravados na rocha e portais de túneis. Os iniciantes têm resultados de nível de artesãos de alto nível com esse kit. Além de livro de instruções, ele vem com uma palheta e 8 garrafas de 1 oz (29.35 gr) de pigmentos nas cores Branco, Cinza Pedra, Cinza Estado, Preto, Âmbar Rústico, Ocre, e Âmbar Queimado. Na dúvida e receio de comprar pigmentos que viesse a usar menos, eu preferi comprar esse jogo porque eu conhecerei todos os pigmentos sem ter que pagar muito mais por todas as garrafas maiores que metade ficaria sobrando. O kit vem com acessórios para diluir os pigmentos, pincel esponja. Com garrafas menores, eu aprenderei quais são os pigmentos melhores para modelar o tipo de solo e rochas que caracterizarão o ambiente que eu precisarei comprar mais sem fazer escolhas erradas. As paisagens que a maquete representará serão dos padrões das as matas do Rio Hudso, os morros ao da região das Montanhas Cascades na linha da Great Northern (BNSF Seattle-Chicago), e no o centro o solo e a vegetação serão parecidos com o cenário do Tehachapi Loop da Tehachapi Pass.

Outros produtos da Woodland Scenics que comprei foram esses moldes de rochas, um para paredes de rochas, outro para encostas de morros à mostra, e outro para moldar o interior de túneis. Se eu quiser instalar uma mini câmera numa locomotiva, eu tenho que ter direto a sensação de estar vendo um ambiente bem reproduzido. :-)

Woodland Scenics C1244 Rock Mold, Facet Rock (1 unidade)
Woodland Scenics C1230 Rock Mold, Outcroppings (1 unidade)
Woodland Scenics C1250 Tunnel Liner Form (1 unidade)

FASE 1
Nesta fase eu venho trazer-lhes detalhes do projeto da maquete, as alternativas e as últimas correções para possibilitar mais diversão e realismo mesmo que o padrão de curvas não seja condizente às curvas de ferrovias de velocidade média e sim às curvas mínimas de pátios de manobras, mas no ferromodelismo isso é tolerável por meio da rodagem dos trens a velocidades mais baixas assim dando a impressão de que a maquete é maior. Eu poderia classificar cada desenho como uma fase, mas vou dividir as fases com base dos desenvolvimentos dos trabalhos na maquete porque o que interessa é mostrar as fases de compleção das vias e da ornamentação da maquete.

OS PROJETOS
Muitos foram os projetos que fiz para a maquete e sempre que tentava aplicá-los no tablado, eu percebia que aquilo resultaria num "brinquedo" sem graça. Isso demandou-me a melhorar o projeto original e fazer um projeto novo fazia-me melhorar percepção de detalhes, principalmente ter coragem de ousar na projeção de vias no mesmo espaço e assim dando uma impressão daquele ser ainda maior sem que parecesse tão aglomerado. Clique nas imagens para vê-las em tamanho natural!

PROJETO 1
Como o tempo passa! Esse desenho foi feito por volta de 2004! Ele representava o que a minha maquete era, mas ela não tinha os dois trilhos de estacionamento no lado esquerdo da frente e no lado direito dos fundos, mas o desenho dela era assim mesmo.

Frente da maquete, um micro ramal para estacionar alguns vagões ou locomotivas, caixa d'água, uma casinha de operação de sinais, a minha primeira estação Engenheiro Passos e um kit lindo da IHC o Herald Newspaper. Eu aindo possuo esses ferromodelos. A Life-Like Proto 2000 E6A é o único ferromodelo que funciona com altíssima precisão.


Vista dos fundos da maquete do centro ao lado direito. Tudo muito distante do ideal. Essa "vegetação" eu tive de remover porque ela escureceu e depois perdeu cor. Nada como o material importado da Woodland Scenics, Busch, Noch e outras marcas importantes.

Por causa do madeiramento do tablado ter um desnível na região do cruzamento de trás, aquela curva pequena que beiradeava uma depressão de terreno subia para o lado direito e mesmo tendo tentado resolver o problema com adição de massa acrílica, os trens inclinavam para dentro ao ponto de balançarem muito e o pior, quando a locomotiva e vagões mais longos chegavam no AMV do lado direito dos fundos, eles continhavam mais altos do que o resto da composição. Tentei muitas vezes resolver esse efeito, mas sem solução.

Então eu resolvi mudar o traçado, aumentei o raio da curva do lado esquerdo da via interna de 22" para 25" que me permitiria rodar trens com locomotivas e vagões longos e no lugar da depressão, eu aplicaria umas pontes. Agora parte do compensado dessa área será todo renovado. A sensação será de ter uma maquete nova!

PROJETO 2
Ao ver uns vídeos de uma maquete que representava o Tehachapi Loop fazer o projeto 2, eu percebi que poderia simular uma nova via em declive com túnel que passasse por debaixo das pontes nos fundos da maquete e assim eu teria o gosto de ver algumas locomotivas pesadas como a GE EP-4 (V8) saindo dessa via com alguns vagões de minério e que essa via me permitiria adicionar módulos ao tablado. Vejam alguns vídeos que demonstram o encanto que uma ferrovia com declive que passa sobre outra(s). Notem que neste projeto eu adicionei coloquei um cruzamento na frente e o pequeno ramal que ao lado da passarela, deu origem à linha em declive. E a tão sonhada rotunda da Walthers, uma de 90', manual tinha o seu lugar finalmente determinado. Mas aquela automatizada e melhor detalhada possivelmente será usada por causa da precisão de funcionamento.


No entanto ao criar uma linha em declive que passasse por debaixo das outras e sendo essa funcional para que uma ligação com um módulo fosse possível, a saída encontraria a viga de madeira do tablado e eu teria de cortá-la até uma altora e ainda mantê-la resistente. Então eu terei de cortar de baixo para cima metade da viga para passar somente uma via e esse corte seria compensado pela instalação de uma viga por cima ou por trás da viga original. Essa viga será presa com Araldite e pregos. Assim eu não precisarei baixar o ramal em mais 11 centímetros o que deixaria o declive muito íngrime impossibilitando uma operação real e macia porque os trens iriam derrapar muito ou dar trancos, tendo diferença de aceração muito alta, deixando-os a funcionar como brinquedos e não réplicas.

Detalhe do pontilhão treliçado que emparelhará à ponte maior

Visão da maquete nesse projeto ainda sem o corte no tablado para fazer o declive do ramal. A estação ainda está como na foto, apenas a plataforma foi "kitbashed" (modificada na estrutura) e transformada em curva... trabalho chato e penoso que fica falhas. Para isso comprei massa putty.

PROJETO 3
O projeto 3 não traz modificação significante, eu apenas alterei o tipo de AMV que sai do cruzamento dos fundos e que dá acesso ao pátio de containers.

PROJETO 4
No projeto 4 eu voltei a considerar o desvio Y (wye - wai / ipsilon) no pátio de manobras e um cruzamento maior de 19° na parte de trás. Por isso a disposição dos trilhos no pátio do pastifício (fábrica de massas) ficou aberta. Devido à nova posição do kit do pastifício, eu perdi espaço para alguns estacionamentos de locomotivas na área de depósito de máquinas. Observem que eu instalei um cruzamento de 19° ao lado do de 45º e um desvio Y que deveria ficar guardado para ser aplicado no pátio de containers, no entanto, a utilização dele lá ficou em projeto para que fosse completado com a compra de mais um desvio.


Também observem que uma extensão de trilho foi criada a instalação desse cruzamento de 19° e daí me surgiu a idéia de dar continuidade à essa linha. Como? Observem que debaixo das pontes há um AMV que sai para a esquerda, mas eu não representei o loop. Mas essa operação de aplicação de dois AMVs (19° com 45°) se provou inviável porque o cruzamento menor (45°) deveria ser de 30° para que não surgisse um cotovelo entre o cruzamento maior e a saída direita do AVM Y, o que gerou mais uma alteração que vocês verão a seguir.

Nesta foto não se percebe muito o cotovelo criado pelo cruzamento menor (45º).

Já nesta é possível observá-los com atenção. O efeito ruim que isso gerava ao passar trens principalmente carros era horrível.

PROJETO 5
O projeto 5 é praticamente o definitivo caso eu não adicione um desvio Y na saída de cada AMV na linha interna aos fundos fazendo surgir um curto cruzamento de locomotivas o que demandará o cruzamento de 45°. E se eu o fizer, eu postarei esse desenvolvimento aqui. Ao clicar na imagem vocês perceberão o detalhamento da correção do projeto dos cruzamentos na frente do tablado. Agora eu estou usando o cruzamento de 19° e um de 30°. Tudo parecia ter ficado azul, mas que não fosse às custas de mais trabalhos de alteração por vir. Por onde passa a curva direita onde uns prediozinhos estã demarcados, há um sarrafo e eu terei de removê-lo de lá e instlá-lo mais à direita do tablado e instalar mais um com perfil menos alto perpendicularmente à esquerda para suportar o peso da rotuna e da estrutura da via subterrânea (loop).

Uma outra modificação importante que esse projeto forçou-me a fazer é o reposicionamento do centro da cidade que foi mais para a direita por causa da curva do ramal central que tem 24' (61 cm) de raio, não muito diferente das curvas da linha interna. Bem que eu gostaria que ela também tivesse 25' (63,5 cm) de raio como elas, mas 2,5 cm de diferença são muito pouco. Eu também tive de escolher outros kits para colocar ao lado do declive para que eu não precisasse empurrar tanto o centro da cidade para a direita e perder espaço para alguns kits como a igreja. Mesmo assim a alteração permitirá criar um centro de cidadezinha muito bonito.

Fotos da fase 1

Agora vocês podem ver como ficou o trabalho de remodelagem da área de cruzamentos. O cruzamento no lado esquerdo é o de 19° e outro é de 30°. Agora os vagões de 40' e 60' ficarão alinhados assim que as rodsa tocam o centro do cruzamento ficando assim um efeito bonito. Os carros de passageiros ficam alinhados assim que as rodas tocam o 'coração' central traseiro do cruzamento de 19°

Imaginem quando esse ramal estiver em declive com umas EMD SD40T-2 ou GE EP-4 puxando vagões pesados como graneleiros, mercadorias gerais ou cimento!!!! Claro que trens de passageiros ficarão belíssimos aí. Mas o lado mais emocionante será o oposto onde ainda quero ter o prazer de ter umas SD40-T2 Rio Grande saindo com vagões de minério pelo ramal visto na foto seguinte.

Notem que no total há quatro vias na região do meio da frente do tablado. A terceira via da esquerda para a direita é onde o loop terminará. É nessa região que eu fico visualizando as SD40T-2 saindo do túnel em curva! :-)

A continuar...

3 comentários:

Anônimo disse...

sou novo no ferreomodelismo, ainda não me vejo capaz de fazer um projeto ,mas fico tranquilo porque eu sei que o importamte é praticar.
meu primeiro contato foi e é com Diorama.
veja
http://www.flickr.com/photos/jeffersonconti/


Jefferson Conti

FERROMODELISMO disse...

Oi Jefferson,

Envie um e-mail para mim (hobbytrem@gmail.com) ou (cristianorail@hotmail.com) que eu te ajudarei.

Anônimo disse...

oi pessoal eu gostaria de alguas dicas para montar uma maquete simples e que eu nao gaste muito