domingo, 25 de março de 2012

N está cada vez mais HO!

A cada ano que passa, mais os produtos de ferromodelismo na escala N (1:160) estão mais aperfeiçoados que chegam ao nível de detalhamento e fidelidade às proporções como os mais modernos produtos na escala HO. A japonesa Kato veio a surpreender com a SD90-43MAC da lindíssima Indiana Railroad. "Take a closer look" e prestem atenção aos detalhes!

Kato USA N scale Electro-Motive Division SD90/43MAC diesel locomotive

A "fofuxinha" custa 115 dólares e está disponível também nas pinturas Canadian Pacific (brasão “Golden Beaver”), and Union Pacific (“We will deliver”). Além dos recursos eletrônicos para rodar sob controle digital, ela é equipada com motor de 5 polos... "helloooooo!!!!" O detalhamento ficou muito preciso nos truques, janelas, rodas, saídas de ar e handrails além das mangueiras e limpadores de para-brisas.

Ah! As "ditch" lights também piscam com sicronismo! "Hellooooo!!!!" Quanto custa uma locomotiva fora da escala, sem detalhes externos aplicados separadamente, com sistema de caixa de engrenagens rudíssimo e sem qualquer preparação para DCC? Cento e cinquenta, duzentos, trezentos e quarenta reais? Penso que a boa vontade não pode ser suplantada só porque ela vem de fora. Isso tem um nome... diferente de democracia e capitalismo... Mas voltemos à continuação da matéria...

Não só isso, mas a Kato também lançou o kit de vagões porta-containers Gunderson Maxi-Stack IV com seis containers. Cada kit custa no máximo 110 dólares. Olhando assim, é impossível perceber que o produto foi modelado na escala N, a não ser pelo tamanho dos engates.
Também a Kato está oferecendo o kit do trem metropolitano da Metra com a novíssima locomotiva MP36PH da Motive Power Wabtec que hoje ocupa espaço da divisão de locomotivas de passageiros da antiga Electro-Motive Division que após ser vendida pela GM à Caterpillar através de sua subsidiária de transportes ferroviários Progress Rail Services Corporation ficou com a gigantesca fábrica de LaGrande, Illinois para cuidar só da produção de locomotivas de cargas. Notem que os padrões dos truques e do estilo da locomotiva são justamente dos da EMD quando ela produziu a F59PH para a Amtrak. O kit sai na faixa de 145 dólares. Nada mal.


E por fim, o lindíssimo vídeo de altíssimo bom gosto da Kato para promover o novo produto para os colecionadores de trens em escala N, o Santa Fe Super Chief. Sonhem com as imagens e transportem-se ao tempo com a música!


Kato USA shares a look at a late 50's era ATSF train consist, modeled using cars from Kato USA's N Scale "Santa Fe Super Chief" and "Santa Fe El Capitan" Classic Name Train passenger sets. During the years of these "consolidated" trains, both the "Super Chief" and "El Capitan" retained their respective names, numbers, and schedules, despite running as a combined consist during the spring and fall seasons.

This 1959 prototypical 18-car consist is made up of cars taken from the following sets:
#106-076 - Santa Fe "Super Chief" 8-Car Set
#106-6004 - Santa Fe "Super Chief" 4-Car Add on set
#106-077 - Santa Fe "El Capitan" 10-car Set
#106-7116 - Santa Fe "El Capitan" 2-Car Add on set (baggage car only - the number of these cars would vary on the trains making this set optional)

Pulling this consist is a set of four F7 locomotives running in ABBA formation, but it could also be pulled by F3's, which are new in stock this month to accompany the latest "El Capitan" release.

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