terça-feira, 17 de abril de 2012

LA MESA. !LA MAGNIFICA!



CALMA, GENTE! ESTA AINDA NÃO É A MINHA MAQUETE!
... uhmmm... (biquinho)

Caríssimos Leitores,

Venho trazer-lhes um mundo de exemplos de modelagem de um local só, a mega maquete de trens em escala HO La Mesa do clube de ferromodelismo de San Diego, Califórnia. A maquete é um mundo, é o melhor da Califória quase inteiro em escala HO, 1/87. Só de olhar para o paisagismo da maquete, a primeira pergunta que vem à mente é 'como conseguiram fazer tudo isso?' De fato o malabarismo sobre esses módulos foi extenso e quantidade de material de ornamentação foi magnífica.

Os vídeos foram gravados em janeiro do ano passado e por eles se pode conhecer várias etapas da maquete, desde o pátio de estacionamento de material rodante que é imenso e fica reservado numa área protegida por divisória onde lá dentro fica uma central de computadores que monitora a movimentação dos trens. Na saída do mega pátio, a maquete começa a tomar identidade visual e daí as belezas parecem ser intermináveis. É essa maquete que tem um loop da Tehachapi Pass (Passagem Tehachapi - se lê Tehéatchapi Péss) como é o real e foi essa obra de arte que concluiu a minha inspiração de fazer um loop na minha maquete com características muito semelhantes em termos de vegetação, cor de solo e portais de túneis. No entanto o loop que farei logo será planejado para receber catenárias para que pesadas locomotivas elétricas ostentem mais realismo nas operações e no todo. Obviamente que essa Tehachapi Pass em escala HO exata é pelo menos 3 vezes maior do que o loop que eu logo construirei (ver na postagem sobre a minha maquete a seguir para ver o projeto e o vídeo da passagem de trens nesse loop da maquete La Mesa).


Percebam uma característica muito visível em toda essa maquete, a coloração da ornamentação. Se para ela que é grande as cores usadas são claras, imaginem como vocês devem escolher as cores das suas maquetes. Os brasileiros têm medo de aplicar cores claras de suas maquetes o que dá uma impressão de brinquedo e não a de se estar vendo um mundo em miniatura. Observem bem os vídeos e guardem essa observação para fazer belos melhoramentos às suas maquetes ;-)

vejam os vídeos em 720 pixels




Conheça a movimentação na real Tehachapi Pass bem no Tehachapi Loop.

Um trem com 111 vagões!


Um trem com 10 locomotivas! Em 1996.
Com tantas locomotivas na frente, não sei como o primeiro vagão não foi rompido ao meio!


O web site do blog está neste endereço: http://www.sdmrm.org. Eles oferecem até estadia por 180 dólares e com motorista por 280 dólares.

Nenhum comentário: