quinta-feira, 13 de maio de 2021

MINHA PRIMEIRA SD40-2 CONRAIL!

 A GRANDE SURPRESA CHEGOU!
ONRAIL


Após vinte-e-sete anos desejando possuir uma locomotiva grande em miniatura nas cores da Conrail, eu realizei este sonho que passou a ser impossível nos últimos anos. E sem poder viajar para pagar menos por uma ou umas locomotivas para eu formar uma frota nas cores da Conrail, eu não pensei mais que três vezes e assim que as finanças ficaram menos comprometidas, eu adquiri uma locomotiva Athearn SD40-2 analógica nas cores da Conrail com número 6495 de frota. 

Foi em 1995 que eu conheci a Conrail através de uma apresentação da Bachmann Plus EMD GP35 nas cores da Conrail na edição de março da revista Model Railroader que eu guardo. Eu fiquei maravilhado ao ver aquela imagem e eu fiquei apaixonado pelo tom de azul - super moderno - e o grafismo daquela que para mim era uma suposta ferrovia. Não cabia em minha mente que uma empresa ferroviária cargueira pudesse ter uma pintura tão arrojada e simétrica com grafismo tipicamente comercial moderno. Ao buscar por mais informação sobre aquela "suposta companhia ferroviária" na revista - eu ainda não possuía internet - , eu não encontrei outras informações, todavia nos anúncios das lojas havia ferromodelos com abreviações de ferrovias entre elas a "CR" que significa Conrail. Então eu fiquei na expectativa de um dia descobrir a existência daquela ferrovia de linda pintura azul! Meses depois eu vi um exemplar recente da Model Railroader Magazine e lá havia foto de um trem da Conrail. Desde então eu decidi buscar por informações sobre essa empresa e desde então foram muitíssimas fotos dela obtidas na internet e vários planejamentos de composição de frota, o que foi tornado impossível pela situação econômica de décadas do Brasil para quem não teve boas oportunidades.

Em 1998 eu encontrei uma unidade da locomotiva Athearn EMD GP38-2 nas cores da Conrail  numa loja de São Paulo chamada HOriginal Modelismo. O vendedor que atendeu-me por telefone disse-me que ele possuía uma locomotiva nas cores da Conrail e assegurou-me que ela era nova. Não, ela não era nova. A pintura sobre o lado esquerdo do teto da cabine tinha um defeito causado por alguma graxa, algo gorduroso. E os corre-mãos estava bem oxidados. Lembrem-se de que tal modelo ainda era do molde de 1ª geração. A versão com corre-mãos de plástico e revisões de mecanismo não existia. Eu fiquei com a locomotiva até 2001 quando eu decidi vendê-la para juntar dinheiro para eu pagar a minha habilitação de motorista (B). E junto foram um belo vagão da Montana Rail Link e um caboose cúpula Conrail. Como eu senti falta daqueles vagões! E eu ainda sinto!

No ano 2000 eu pude ver uma SD40-2 de perto e eu tive a sensação do que é ver o protótipo de perto. A locomotiva era uma Athearn SD40-2 nas belas cores da Union Pacific, molde de 1ª geração. Esta que eu comprei já é a de 3ª geração. As atuais são de 4ª geração. Mas tendo em vista as locomotivas nacionais, esta possui uma mecânica muito robusta e ótimo detalhamento e flanges padrão RP-25, que eu gosto muito!!!!

Agora, graças ao amigo Cristiano da CP Models eu soube da existência de uma unidade da Athearn EMD SD40-2 nas cores da Conrail. Eu vi que o preço do produto estava honesto, mas eu teria que esperar por alguns dias para poder comprar a locomotiva e após uma semana eu decidi comprá-la. Estou orgulhoso do que eu fiz e agora eu posso sim chamar a minha maquete que está em vias de construção de LITTLE CONRAIL!

Novas fotos e vídeos dela mostrando suas características e qualidade de rodagem serão postados aqui.

Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário