
.
Cristiano
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 29/06/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
17:30 - Para o domingo não passar em branco aqui no blog, aqui eu fiz uma simulação do recorte de uma placa de isopor no formato do gabarito de túnel que eu fiz para a maquete. A abertura parece que ficou proporcionalmente mais alta, mas isso é para compensar a espessura das rochas de gesso que ficarão grudadas nas paredes de isopor. Eu recomendo placas de isopor de 3 cm de espessura. Cada peça de estrutura deverá ser reduzida em profundidade da direita para a esquerda, sendo o lado esquerdo mais curto em alguns milímetros para que as peças unidas copiem o raio da curva da ferrovia.
O gabarito mede 10 cm de largura, 16 cm de altura. A base do vão está sobre 3 cm acima da base do gabarito. A largura do vão é de 8 cm que poderá ser alargada em 0,5 cm em cada lado se necessário. A altura do túnel permite a passagem de vagões double-stack e carros bi-level (dois andares).
Nota: Devido à falta de materiais como gaze gessada e cola para isopor, o andamento na ornamentação será atrasado em alguns dias, talvez em uma semana. A gaze gessada está mais fácil de ser encontrada do que a cola para isopor da marca Polar da Compactor. Ela seca bem mais rápido do que as outras colas e dura mais tempo. A tensão que ela gera entre as partes é mais forte e ela resiste muito mais à umidade.
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 26/06/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
18:50 - Eu voltei a trabalhar na construção de base de isopor no canto entre os módulos #5 e #7 e fiz o gabarito para estrutura de túnel a ser feita com isopor e revestida com pedras de gesso por dentro. Essa estrutura será um tanto difícil de ser feita porque ela requererá várias peças de gesso e eu só possuo uma forma, então eu melhor revestirei o túnel com base gessada por dentro e gastar uns dias para fazer o revestimento em formato de rochas. O gabarito mede 10 cm de largura, 16 cm de altura. A base do vão está sobre 3 cm acima da base do gabarito. A largura do vão é de 8 cm, o suficiente para haver espaço entre a parede de rochas e os trens. O vão do túnel permitirá a passagem de vagões double-stack e carros bi-level (dois níveis).
Aqui mais um passo pequeno, o relevo sendo estruturado com camadas de isopor coladas entre si. Além da cola para isopor estar acabando, eu terei que comprar cola de marca melhor para que os trabalhos sejam bem acelerados. Assim enquanto partes são coladas, eu construo outras.
Detalhe: Eu tive dificuldade para encontrar cola para isopor da marca Polar que até o momento ela é a melhor que eu usei. Na falta dela, foi comprada uma da marca Pira (Piratininga) que demora muito para secar. Então comprem cola para isopor da marca Polar da Compactor.
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 16/06/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
Esta atualização junta algumas poucas do começo deste mês que não foram publicadas. Factos importantes aconteceram que colaboram com o início do término do detalhamento de base (assentamento de trilhos, relevo, modelagem de solo, vegetação, conexões elétricas).
No dia 02/06 eu recebi produtos da Woodland Scenics para eu modelar solo/relevo na maquete. Um pacotinho com engates Kadee #5 foi comprado junto na loja Brasil Hobbies que enviou tudo muito rápido!
Hoje: O módulo #8 é instalado e o relevo dele e dos módulos #7 e #5 começam a ser formados.
14:58 - Há tanta coisa para ser feita nesta maquete e há tanto material de construção e ornamentação guardado por debaixo dos módulos que eu terei que começar o trabalho de base de paisagismo pelo módulo #7. A base sempre será gaze gessada porque ela permite que estruturas de isopor fixem mais firmemente. Após passar cola isopor para colar as bandas de gaze gessada, é recomendado passar água com spray ou com dedo molhado para que o gesso fique ativado e a estrutura possa aderir as estruturas de isopor que também serão coladas. Algumas poderão ser apenas apoiadas sobre, dependendo do projeto de cada módulo. A gaze gessada impede a rachadura e o descolamento de gesso aplicado à base e também protege o MDF mesmo que ele esteja envernizado.
16:48 - Aos poucos a superfície é coberta por gaze gessada. O gesso foi ativado com pincel e água.
18/06/2025 - 20:00 - A superfície dos módulos #5 e #7 estão cobertas com gaze gessada e estão recebendo estruturas de isopor para modelagem de relevo montanhoso.
Estrutura de isopor sendo aplicada em blocos. O módulo #7 terá túnel que também será modelado por dentro! A gaze gessada além de aderir o isopor e a cola para isopor com mais firmeza, ela enrijece a base seja de compensado ou MDF um pouco.
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 18/05/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
15:04 - A "construção" da maquete ganhou uma "aliada muito importante:" uma luminária que permitirá-me a realizar trabalhos à noite e em cantos pouco iluminados. Foto tirada no módulo #6.
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 04/05/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
11:00 - O módulo #8 feito totalmente de MDFteve que ser cortado em 1/3 do comprimento porque ele ficou muito justo para ser posto entre os módulos #7 e #6 e o módulo em si ficou grande para ser removido, anda mais com alguns kits delicados e grandes. Então ao invés de eu ter que passar por baixo da maquete, então só 1/3 desse módulo poderá ser removido para cima a qualquer momento e ficando os 2/3 dele para serem removidos esporadicamente.
16:17 - Agora é hora de fixar as partes das pernas de madeira de pinos que segurará os 2/3 do módulo #8.
18:59 - O módulo já cortado posto no lugar com suporte improvisado.
____________________________________________
ATUALIZAÇÃO: 27/04/2025: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
08:47 - Os trabalhos para a conclusão deste trabalho relativamente grande e pleno de adiamentos por inúmeros motivos foram reiniciados. Na união dos módulos #5 e #7, eu removi o lastro de cortiça por causa da mudança do projeto para ser adaptado à nova posição da minha cama, bem como a maquete poderá ser readaptada em outro local talvez um pouco menor. Além da remoção ter desgastado a base de MDF parcialmente, eu fiquei triste por desperdiçar cortiça de qualidade tão bem recortada e que gastou horas para ser colada. O #módulo 7 ganharia uma extensão feita de MDF exclusivamente para suportar os trilhos. Com encurtamento da via no #módulo 5, a curva da ferrovia ficou sobre o espaço vazio entre os módulos que foi coberto com uma extensão interna para suportar os trilhos.
Detalhe da remoção da cortiça uma faca de serra com um pouco de água espalhada com flanela molhada só para amolecer a cola sem excessos foram usadas.
____________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário