domingo, 12 de outubro de 2025

MAQUETE SENDO CONSTRUÍDA - última parte - 12/10/2025


Este é o sétimo e último post que ilustra os avanços pontuais da construção da minha nova maquete. Este quinto post será focado em mostrar os avanços finais da construção da minha maquete cujo tema é a ferrovia ex-federal americana Conrail que existiu até 1999. Após a conclusão da construção da maquete, um post resumido será dedicado sobre o conceito do projeto.
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Cristiano

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ATUALIZAÇÃO: 12/10/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
07:59 - Wow! Desde o dia 29 de junho eu não escrevo novidade neste post. Vida de adulto é muito diferente da vida de criança cujo único compromisso é estudar e depois desfrutar o tempo livre para brincar. Primeiramente, desejo a todos um Feliz Dia de Nossa Senhora Aparecida para você!

Ontem eu fiz reorganização das coisas para a maquete encaixotadas, limpeza no quarto. Com o tempo vários retalhos, pecinhas são acumuladas e várias caixinhas e isso é chamariz de poeira, odor de papel, poeira e umidade. Separar as coisas em menos caixas e jogar fora o que não é necessário gasta muito tempo. Além disso a superfície da maquete foi limpa e algumas dicas sobre isso eu passarei aqui.


Hoje a instalação da rede elétrica que há meses já devia estar concluída será concluída nos módulos fixados nas paredes. Lembrem que a minha maquete é modular. Depois eu iniciarei ornamentação no módulo #2 que servirá de guia para a continuação dos trabalhos de ornamentação.

Conservação:

Um grande dilema no ferromodelismo é depósito de poeira, fragmento de algodão, além da sujeira deixada por insetos. Isso além de sujar todo o trabalho, impede a rodagem suave dos trens, praticamente impossibilita recuperar a beleza original dos ornamentos como árvores e vegetação como gramado, mato e plantação. A solução para isso é usar folhas de tecido TNT que filtra a poeira e é lavável. Se pode utilizar sacos plásticos emendados por cola rápida ou fita adesiva larga. No entanto em dias quentes os sacos plásticos podem exalar odor irritante. Ambos são leves e são laváveis. É importante lavar essas capas para evitar alergias. Devido à menor propensão de emissão de odores, eu escolherei o TNT.

Instalação de Rede Elétrica:
Ferramentas para corte, perfuração e colagem. 

Visão sob o módulo #1. Os cabinhos elétricos serão conectados com engates de latão e a distribuição da força vinda do controlador Frateschi virá de duas caixinhas de distribuição de força.

Estas são as caixinhas de distribuição de força que eu comprei no Aliexpress. Cada uma possui uma entrada para a fonte e seis saídas para acessórios.


18:46 - O suporte do controlador de velocidade Frateschi teve um pedaço de MDF cortado e instalado entre as paredes com cola SuperBonder. As paredes receberão mais umas cantoneiras de fixação como essa vista na foto para aumentar a resistência na fixação.
 


a continuar...

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ATUALIZAÇÃO: 29/06/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
17:30 - Para o domingo não passar em branco aqui no blog, aqui eu fiz uma simulação do recorte de uma placa de isopor no formato do gabarito de túnel que eu fiz para a maquete. A abertura parece que ficou proporcionalmente mais alta, mas isso é para compensar a espessura das rochas de gesso que ficarão grudadas nas paredes de isopor. Eu recomendo placas de isopor de 3 cm de espessura. Cada peça de estrutura deverá ser reduzida em profundidade da direita para a esquerda, sendo o lado esquerdo mais curto em alguns milímetros para que as peças unidas copiem o raio da curva da ferrovia.

O gabarito mede 10 cm de largura, 16 cm de altura. A base do vão está sobre 3 cm acima da base do gabarito. A largura do vão é de 8 cm que poderá ser alargada em 0,5 cm em cada lado se necessário. A altura do túnel permite a passagem de vagões double-stack e carros bi-level (dois andares).

Nota: Devido à falta de materiais como gaze gessada e cola para isopor, o andamento na ornamentação será atrasado em alguns dias, talvez em uma semana. A gaze gessada está mais fácil de ser encontrada do que a cola para isopor da marca Polar da Compactor. Ela seca bem mais rápido do que as outras colas e dura mais tempo. A tensão que ela gera entre as partes é mais forte e ela resiste muito mais à umidade.

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ATUALIZAÇÃO: 26/06/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
18:50 - Eu voltei a trabalhar na construção de base de isopor no canto entre os módulos #5 e #7 e fiz o gabarito para estrutura de túnel a ser feita com isopor e revestida com pedras de gesso por dentro. Essa estrutura será um tanto difícil de ser feita porque ela requererá várias peças de gesso e eu só possuo uma forma, então eu melhor revestirei o túnel com base gessada por dentro e gastar uns dias para fazer o revestimento em formato de rochas. O gabarito mede 10 cm de largura, 16 cm de altura. A base do vão está sobre 3 cm acima da base do gabarito. A largura do vão é de 8 cm, o suficiente para haver espaço entre a parede de rochas e os trens. O vão do túnel permitirá a passagem de vagões double-stack e carros bi-level (dois níveis).

Aqui mais um passo pequeno, o relevo sendo estruturado com camadas de isopor coladas entre si. Além da cola para isopor estar acabando, eu terei que comprar cola de marca melhor para que os trabalhos sejam bem acelerados. Assim enquanto partes são coladas, eu construo outras.

Detalhe: Eu tive dificuldade para encontrar cola para isopor da marca Polar que até o momento ela é a melhor que eu usei. Na falta dela, foi comprada uma da marca Pira (Piratininga) que demora muito para secar. Então comprem cola para isopor da marca Polar da Compactor.

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ATUALIZAÇÃO: 16/06/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
Esta atualização junta algumas poucas do começo deste mês que não foram publicadas. Factos importantes aconteceram que colaboram com o início do término do detalhamento de base (assentamento de trilhos, relevo, modelagem de solo, vegetação, conexões elétricas).

No dia 02/06 eu recebi produtos da Woodland Scenics para eu modelar solo/relevo na maquete. Um pacotinho com engates Kadee #5 foi comprado junto na loja Brasil Hobbies que enviou tudo muito rápido!

Hoje: O módulo #8 é instalado e o relevo dele e dos módulos #7 e #5 começam a ser formados.

14:58 - Há tanta coisa para ser feita nesta maquete e há tanto material de construção e ornamentação guardado por debaixo dos módulos que eu terei que começar o trabalho de base de paisagismo pelo módulo #7. A base sempre será gaze gessada porque ela permite que estruturas de isopor fixem mais firmemente. Após passar cola isopor para colar as bandas de gaze gessada, é recomendado passar água com spray ou com dedo molhado para que o gesso fique ativado e a estrutura possa aderir as estruturas de isopor que também serão coladas. Algumas poderão ser apenas apoiadas sobre, dependendo do projeto de cada módulo. A gaze gessada impede a rachadura e o descolamento de gesso aplicado à base e também protege o MDF mesmo que ele esteja envernizado.

16:48 - Aos poucos a superfície é coberta por gaze gessada. O gesso foi ativado com pincel e água.

18/06/2025 - 20:00 - A superfície dos módulos #5 e #7 estão cobertas com gaze gessada e estão recebendo estruturas de isopor para modelagem de relevo montanhoso.

Estrutura de isopor sendo aplicada em blocos. O módulo #7 terá túnel que também será modelado por dentro! A gaze gessada além de aderir o isopor e a cola para isopor com mais firmeza, ela enrijece a base seja de compensado ou MDF um pouco.

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ATUALIZAÇÃO: 18/05/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
15:04 - A "construção" da maquete ganhou uma "aliada muito importante:" uma luminária que permitirá-me a realizar trabalhos à noite e em cantos pouco iluminados. Foto tirada no módulo #6.

Aqui se pode ver a adição de uma seção de cortiça de 1 mm de espessura para nivelar os trilhos da via principal. Para o nivelamento ficar perfeito, eu pego um pedaço de tábua de pinus cortada e envolvo-o com lixa d'água do meio para a ponta até a outra até ela ficar nivelada imperceptivelmente. Mesmo com o ar seco desta noite, eu prefiro deixar o lixamento para o dia seguinte porque a camada de cortiça de 1 mm é muito frágil e a cola pode não estar totalmente seca (cola para papel e madeira).

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ATUALIZAÇÃO: 04/05/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
11:00 - O módulo #8 feito totalmente de MDFteve que ser cortado em 1/3 do comprimento porque ele ficou muito justo para ser posto entre os módulos #7 e #6 e o módulo em si ficou grande para ser removido, anda mais com alguns kits delicados e grandes. Então ao invés de eu ter que passar por baixo da maquete, então só 1/3 desse módulo poderá ser removido para cima a qualquer momento e ficando os 2/3 dele para serem removidos esporadicamente. 

Fita delimitando a linha de corte.


16:17 - Agora é hora de fixar as partes das pernas de madeira de pinos que segurará os 2/3 do módulo #8.
 

18:59 - O módulo já cortado posto no lugar com suporte improvisado.
 

O 1/3 do módulo terá fixadores para alinhamento com os outros 2/3. 

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ATUALIZAÇÃO: 27/04/2025:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
08:47 - Os trabalhos para a conclusão deste trabalho relativamente grande e pleno de adiamentos por inúmeros motivos foram reiniciados. Na união dos módulos #5 e #7, eu removi o lastro de cortiça por causa da mudança do projeto para ser adaptado à nova posição da minha cama, bem como a maquete poderá ser readaptada em outro local talvez um pouco menor. Além da remoção ter desgastado a base de MDF parcialmente, eu fiquei triste por desperdiçar cortiça de qualidade tão bem recortada e que gastou horas para ser colada. O #módulo 7 ganharia uma extensão feita de MDF exclusivamente para suportar os trilhos. Com encurtamento da via no #módulo 5, a curva da ferrovia ficou sobre o espaço vazio entre os módulos que foi coberto com uma extensão interna para suportar os trilhos.
Detalhe da remoção da cortiça uma faca de serra com um pouco de água espalhada com flanela molhada só para amolecer a cola sem excessos foram usadas.

10:45 - Trabalho feito e canto do painel de proteção da estrutura de isopor do módulo #5 foi aparado com serra tico-tico. Depois mais uma outra cantoneira de plástico pequena como essa vista na foto foi instalada ao lado da extremidade do painel.

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