sábado, 12 de novembro de 2022

MAQUETE SENDO CONSTRUÍDA - Parte 3 - 27/12/2022


Este é o terceiro post que ilustra os avanços pontuais da construção da minha nova maquete. Este terceiro post será mais focado em mostrar os avanços da conclusão da construção da minha maquete cujo tema é a ferrovia federal americana Conrail que existiu até 1999. Após a conclusão da construção da maquete, um post compacto dedicado sobre o conceito do projeto, detalhes dos principais componentes, operações dos trens  será publicado.
  .
Cristiano

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ATUALIZAÇÃO: 27/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
08:03 - Este lado está praticamente pronto. Presencialmente o tom dos pigmentos está mais "corado" mesmo eu tendo usado pigmentos branco e cinza para dar opacidade ao pigmento ocre. Eu usarei pigmento cinza claro e um tom escuro para dar profundidade. Para isso eu usarei pouco pigmento e pouquíssima água para evitar derramamento onde isso está terminado. 

... a continuar...

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ATUALIZAÇÃO: 26/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
10:05 - Resultado da aplicação de pigmentos diluídos da Woodland Scenics. Presencialmente as cores ficaram mais escuras. Nas extremidades do acidente geológico (pontas e topo)  as cores estão próximas do que sê vê na foto. Este canto está sendo um laboratório de testes com esses pigmentos. Um teste com pigmentos líquidos diluídos da Xadrez será feito. Esses se bem sucedidos eles substituirão os da Woodland Scenics que são caros. A grande vantagem dos pigmentos da Woodland Scenics é essa impressão de poeira real que fica na superfície. Aguardem pelo teste para se ter certeza do que será melhor.
A área entre as ferrovias será coberta com gesso a ser tingido também. Massa para rejunte fica com um visual muito grosseiro em superfícies planas.

Extra: Percebam que a borda da curva da rua merece acabamento. A passagem em nível ficou muito boa.

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ATUALIZAÇÃO: 25/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️


 FELIZ NATAL! 🎄⛪ 


Rumo à conclusão de boa parte da ornamentação do módulo #2.

12:20 - Cobertura de cortiça completa a base para novas "obras de arte" (construções) ainda a serem definidas. Parte maior da área atrás dos trilhos coberta com gesso merecendo alguns aperfeiçoamentos após a secagem do mesmo.

Para manter a base de cortiça bem justa às bordas de cortiça coladas anteriormente e evitar irregularidade (estufamento) alguns preguinhos foram usados para fixação perfeita.

15:22 - Mais rochas de gesso para enriquecer a paisagem. Nesta vez eu coloquei a forma ao sol para que o gesso seque mais rápido e a liga fique mais forte. 

17:28 - Eu testei pigmentos líquidos da Woodland Scenic que eu possuo desde o começo de 2009. Embora eles venham em uma solução líquida densa, mas eles são pós de alto poder de pigmentação que precisam ser usados com muita racionalidade (economia) para fazer coloração correta e econômica. Esses pigmentos podem ser clareados com um pouco do pigmento branco bem como com batimentos de pincel espuma levemente molhado. As cores mais predominantes numa maquete são ocre, branco, concreto, cinza pedra e âmbar bruto (escuro). Preto é a cor usada para dar profundidade em detalhes e esse pigmento deve ser bem diluído.
Visão de como a água fica. No lado direito se percebe o pó depositado no fundo do copo.

Aqui o kit básico com todas as cores necessárias. Para a minha maquete eu terei que ter uma garrafa só de pigmento ocre para cobrir toda a maquete que terá muito gesso para solo, rochas e rochedos.

Embora a qualidade da minha câmera seja ruim, aqui vocês podem ter uma noção da naturalidade de cor que o gesso vai tomando, diferente do que se vê no solo modelado com pós para rejunte que eu não comprei mais. Com gesso os pigmentos ficam com vários tons dependendo de como se aplica o pincel esponja e quanto de corante diluído está absorvido por ele. As rochas ficaram com boa concentração de pigmento, mas eu tenho opção de remover a maior por uma igual e usar pigmentação mais monocromática (cinza). Este trabalho está sendo um laboratório de experimentos para que eu possa fazer o restante com certeza e assim mais celeridade.
Toda essa área terá pigmentação ocre clareada com branco.

20:25 - Enquanto o pigmento da Woodland Scenics diluído em água seca lentamente, eu preparei o módulo #4 para receber base de isopor para formar parte do relevo. Um pedaço de isopor fino foi cortado para isso. Eu utilizei resto de massa acrílica tingida que ficou mais escura do que o devido para diminuir diferença da altura da massa acrílica branca da base do módulo (feita em MDF).

O pigmento da Woodland Scenics demonstrou fragilidade se aplicado pela segunda vez sobre gesso ainda úmido ou molhado. O pó do pigmento não pode ser tão diluído, mas também não pode ser concentrado. DIFÍCIL! Como eu disse, este módulo está servindo de laboratório de experimentos de ornamentação para toda a maquete.

Foto com flash escurece a foto e destaca os detalhes de relevo. Percebam que no meio do banco de terra há uns pontos brancos. Justo nessas partes que ao encostar o dedo que o pigmento destacou-se. O tom da pigmentação está mais escuro por causa da umidade, efeito anulado pelo flash do smartphone. Só amanhã eu terei certeza de como isso ficará. Agora falta pouco para as pedrinhas de lastro serem colocadas.

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ATUALIZAÇÃO: 24/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
17:30 - O gesso esta decido a ser a composição de textura de solo além das rochas. Mistura de pós para rejunte será acessório. A experiência com uso de gesso sobre gaze gessada colada sobre isopor ou qualquer outro material foi muito satisfatória e muito mais rápida do que a aplicação de massa acrílica tingida. Além disso o gesso é mais fácil de ser removido caso ele suje os trilhos e dormentes por acidente.

A imagem teve que ser feita com flash do meu smartphone porque a câmera dele deixa a superfície de gesso muito esbranquiçada, assim não se pode perceber os detalhes da textura.

Algumas rochas feitas em moldes de silicone comporão a superfície do relevo nesse canto. Resultado satisfatório, mais mistura será feita agora para cobrir o restante da base de isopor com gaze gessada.
Após a secagem de todo o gesso, eu aplicarei corantes da Woodland Scenics. 

Dica: Use uma ou duas colherzinhas medidoras de suplemento (whey protein, hipercalórico, creatina ou pré-treino) para fazer cada mistura porque o gesso começa a secar rapidamente assim que é removido para ser aplicado na superfície. Assim se evita desperdício de gesso em pó.

Nota: Ontem eu não fiz atualização no post porque eu apenas melhorei o envelhecimento do pavimento da rua terceira e tive o prazer de colocar essas locomotivas nas curvas para projetar superficialmente o movimento ferroviário futuro a haver nessa mini ferrovia! A foto é de hoje cedo (10:49).

19:22 - Mais um passo. Eu reforcei a camada de gesso, terminei de uní-la à base da rocha de gesso e colei outra rocha no outro lado. Dica: Eu coloquei três scoops de pó de gesso porque ele não dava liga, essa é a ilusão do gesso. Um ou dois scoops de água e no máximo dois scoops de gesso, dissolva-o bem e aplique-o com um pincel médio e depois faça movimentos repetidos de batida de pedaço de esponja para o gesso secar rapidamente na superfície e adquirir textura de solo. Embora o trabalho de dissolução do gesso será repetido varias vezes, mas será aplicado com facilidade e menos material será desperdiçado.
Os respingos de gesso são facilmente removíveis, diferente das manchas de massa acrílica.

Observação: Após colar a gaze gessada para fazer o isopor ficar mais firme e os materiais de ornamentação ficarem bem fixos à ela, eu recomendo-lhes a aplicar o gesso molhado sobre a gaze gessada sem o gesso ter sido ativado com água aplicada com pincel. Assim o gesso molhado ativará o gesso contido na gaze e o mesmo ficará bem mais fixado à ela. Eu uso cola para isopor para fixar gaze gessada ao isopor e outras matérias como compensado, MDF, cortiça.

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ATUALIZAÇÃO: 22/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
20:30 - Aqui uma foto panorâmica do encontro dos módulos #2 e #4 com o pavimento da rua terceira concluído.

A caixa d'água está para ilustração e percepção de proporção.

Finalmente mais uma etapa concluída. Agora a preparação da base para ornamentação feita com massa acrílica tingida e massa para rejunte e/ou gesso será feita.

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ATUALIZAÇÃO: 20/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
17:10 - Mesmo com tempo reduzido para o hobby, eu finalizei a base de relevo no lado externo da curva da ferrovia principal. Aqui a base já lapidada com serrinha para cortar trilhos da Atlas (track saw #400) e uma serra Starrett que permite mais flexibilidade no talhar de isopor.

A base é isopor colado com cola para isopor sobre chapa de compensado revestido (o isopor) com gaze gessada ativada (molhada após colada) e mais camadas de isopor a gosto. Após finalizar o talhamento se usa aspirador de pó para sugar os flocos e pedaços finos de isopor.

23:05 - O relevo revestido com gaze gessada ainda com cola para isopor no processo de secagem.

A superfície será coberta com gesso. Após esse processo as pedrinhas de lastro serão aplicadas entre os dormentes.


Nota: Nas fotos a base de solo feita com massa acrílica tingida aparenta ter cor bege. Com massa para rejunte esse efeito desaparece. Outras áreas terão solo feito de gesso para receber pigmentos especiais. Trabalhar com gesso demanda muita calma e as porções têm que ser pequenas para que a secagem não cause perda de material que venha a secar logo após o preparo antes de ser depositado. Mesmo se depositando um pouco mais de água na mistura, ela pode granular e o gesso não terá boa fixação na superfície (compensado, MDF, isopor, cortiça).

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ATUALIZAÇÃO: 18/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
10:19 - Embora eu disse que este post traria imagens e vídeos de estágios mais avançados dos trabalhos de ornamentação, eu fiz questão de trazer uma atualização da modelagem de relevo no fundo do módulo #2. Eu faço a base com uma folha fina de isopor colada à base com cola para isopor, depois cubro-a com gaze gessada colada com cola para isopor e após secagem da cola, eu passo pincel macio molhado com água para ativar o gesso da gaze. Após secagem eu colo mais isopor e aplicarei mais gaze gessada para fixar massa acrílica tingida, massa de pó para rejunte e algumas peças de gesso moldado.

11:50 - Eu fiz uma mistura de 40 g de massa acrílica com 1 gota de corante líquido Xadrez de cor marrom e outra gota de cor ocre. A olho nu o resulto é melhor do que aparenta na foto. Após espalhar a massa com pincel (para pintura em tecido) de largura média sobre a superfície, eu usei aquele pedaço de esponja com a face crespa removida para fazer "batidinhas" para nivelar a massa e criar uma superfície porosa.

13:35 - Algumas manchas no pavimento apareceram e eu passei mais massa acrílica feita para modelagem de pavimento. Devido à longa chuva que cá está a cair, isso será lixado amanhã. Nota: Enquanto o pavimento não fica perfeito inclusive após o envelhecimento com pó de giz para pintura pastel, eu não faço ornamentação para não sujar a vegetação. Pós de giz e de massa acrílica tingida são difíceis de serem removidos os artigos de ornamentação.

14:18 - A formação de relevo avança.

19:58 - Eu cometi um erro corrigível. Eu usei folha de isopor fina ao invés de usar uma mais grossa para formar relevo sobre a base feita com folha de isopor fina. Por cima dessa (revestida com gaze gessada) eu já devia ter usado folha de isopor mais grossa. Então o trabalho ficou mais moroso. Eu já devia estar talhando o pedaço de isopor mais grosso para modelar o relevo. Olhando para os "blocos" de isopor colados sobre a base parece ser impossível que isso ficará bonito. Mas camada grossa ou alta de isopor é necessária para se ter liberdade de modelagem.

Nota: A base que recebeu camada de massa acrílica tingida de marrom e ocre terá uma camada de massa para rejunte em tom semelhante ou igual. A textura dessa mistura dá mais impressão de solo e a menor rigidez dela permite modelagem pós-secagem com raspagem com lixa d'água (sanding paper).

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ATUALIZAÇÃO: 15/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
Ontem eu iniciei demarcação da área de recuo ao longo do lado interno da curva da linha secundária no módulo #2. A base será feita com massa acrílica tingida no tom terra de deserto (tan) e essa base será coberta com mistura de pós para rejunte. Após a secagem da camada de pó para rejunte, eu aplicarei as pedras de lastro entre os dormentes. Após isso eu aplicarei grama sintética  em alguns pontos.

Esta é a área em que eu comecei a trabalhar, da passagem em nível até a outra no módulo #1. A rua terceira está passando por retoques finais e será envelhecida com pós de gizes para pintura pastel.

A área de recuo ao longo do lado interno da curva da via secundária mede 3,5 cm. Para as características da maquete (estreita), essa medida está ótima.
Eu apontando a linha de delimitação da área de recuo. No lado oposto a área de recuo ficará estreita.

Compartilhando um pouquinho de vida nova que a maquete está ganhando. Em breve engates Kadee #5 virão para equipar os vagões Frateschi.

22:26 - Devido ao forte calor eu fiz este trabalho tarde da noite para que a massa não secasse tão rápido. A base da maquete que recebe ornamentação ela recebe uma camada de massa acrílica tingida que será coberta por massa de pó para rejunte. Essa base de massa acrílica pode ser reforçada com mais uma camada. Embora eu usei apenas 1 gota de pigmento marrom para uns 40 g de massa acrílica, eu recomendo 2 gotas para uma base com pigmentação mais realística. Em caso de destaque (soltura) de parte da massa para rejunte, a base à mostra não ficará tão clara.
 


A área de recuo do lado interno da curva mede 3,5 cm, largura suficiente para vegetação e que dá impressão da curva ser um pouco mais longa se vista de perto da passagem de nível.

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ATUALIZAÇÃO: 11/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
10:55 - Novamente o pavimento da rua primeira precisou de correção de superfície. Nota: Ao aplicar massa acrílica tingida sobre a mesma já solidificada e climatizada (envelhecida com pó de giz de pintura pastel), é melhor passar uma flanela úmida para remover um pouco do pó de giz e depois da superfície secar, passar lixa d'água e depois aplicar uma camada fina da porção de massa acrílica tingida, senão manchas típicas de roupa alvejada ou infiltração formarão e prevalecerão sob o pó de giz para pintura pastel. Isso acaba tomando tempo, mas o conforto visual será diário ao invés da irritação por se ver manchas que nada têm a ver com modelismo.

10:59 - Aqui se vê o trabalho que eu tive que fazer porque o retoque com massa acrílica ficou mostrando nuances mais escuros de cinza do que nas micro-superfícies mais baixas. O aspecto ficou até nojento de se ver. Então eu isolei a área defeituosa com fita isolante/fita crepe e desgastei a superfície com lixa d'água #100 e passei uma ponta (rampa) de plataforma de passageiros Frateschi como espátula.

14:17 - Borda de lastro nas ferrovias no módulo #2. Esta área receberá base de massa acrílica tingida em tom de terra clara que depois receberá massa de rejunte para azulejos em em mistura que lembra a cor "tan" (areia do deserto). No lado externo da curva relevo será modelado e demarcação de uma casa será concluída.

16:25 - 17:20 - Envelhecimento dos pavimentos com pós de gizes para pintura pastel iniciada. Ainda uns retoques menores serão feitos e a ornamentação neste módulo será iniciada

19:16 - Uma imagem panorâmica do envelhecimento/climatização (weathering) das ruas.
clique na imagem para ampliá-la.

Próximos passos:
1. A extensão da rua terceira que cruza os trilhos no módulo #2 recebeu mais uma camada fina de massa acrílica tingida e será lixada e envelhecida amanhã.
2. Relevo ao redor das curvas das ferrovias no módulo #2 começa a ser modelado.
3. Gramado no canteiro entre a rua primeira e o acesso à estação será feito.

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ATUALIZAÇÃO: 09/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
12:50 - A passagem em nível do módulo #2 recebeu polimento no pavimento e algumas aparadas de frestas e agora aparenta como uma rua. 

Como se pode ver, alguns cantos estão um pouco tortos e a borda do trilho merece mais lixação. Uma nova porção de massa tingida será preparada, ela também será usada para corrigir algumas imperfeições tanto dessa passagem em nível quanto na extensão da rua e um ponto da rua primeira perto do prediozinho de tijolos vermelhos e na entrada do estacionamento da estação.

17:00 - Aqui só uma amostra do trabalho de paciência. Mais uma porção de massa acrílica tingida foi preparada com êxito e foi aplicada nas ruas terceira, quarta e sobre uma falha na rua primeira perto do prédiozinho de tijolos vermelhos.
O tom escuro nas ruas é da massa acrílica fresca.

A passagem em nível está quase toda "nivelada" (risos). A rua terceira passará por lixação e mais um trabalho de correção final. Após isso o relevo será modelado para receber vegetação. Só a partir disso que o lastro será posto.
A rampa da passagem em nível foi corrigida e aparamentos finais estão em execução.

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ATUALIZAÇÃO: 08/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
22:53 - As correções na rua primeira foram feitas. Dois pontos ainda receberão correções pequenas. Temporização (envelhecimento) do pavimento foi iniciado e vegetação será aplicada. Devido aos trabalhos de correção de pavimento e modelagem de terreno no canto direito do módulo #2 a ornamentação ficou muito atrasada.
Itens de detalhamento serão aplicados às ruas.

Visão da passagem em nível da rua terceira. O vagão Frateschi Purina deu uma bela impressão de realismo ao trabalho. Claro que há muitas coisas para serem feitas pela linha como lastro, vegetação. Tudo isso está separado para causar uma impressão majestosa.

Devido ao fore calor (38 graus) pouca coisa foi feita, mas agora tudo está ficando mais fácil de ser executado.

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ATUALIZAÇÃO: 07/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
09:34 - Anteontem eu apliquei massa acrílica na rua segunda e em partes da rua primeira (principal, a da estação). 

antes                                                            depois
Rua quarta que terá algumas lojas e um pastifício.


E ontem eu iniciei lixação dos pavimentos recentes. Um fato curioso foi o aparecimento de manchas na massa acrílica tingida usada nesses pavimentos. Após lixá-los, eu apliquei uma camada fina da mesma massa para cobrir essas manchas que ainda persistiam no local. Talvez a massa ativou alguma substância contida na cortiça para que essas manchas surgissem.

14:30 - Aqui uma imagem panorâmica do trabalho de modelagem de pavimento.

Eu não sei como os trabalhos de modelagem de pavimento das maquetes de vocês foram, se difíceis ou fáceis. Para mim o trabalho tem sido moroso e uns dos principais motivos são: tempo de adequação de mistura (massa acrílica e pigmentos) para se atingir homogeneização. Depois obter uniformidade o que demanda de duas a três passagens de massa para corrigir erros. Cada processo de passagem de massa adicional requer lixação e espera para secagem de cada camada corretiva. Neste momento a seção entre a estação e a passagem em nível está em processo de secagem.

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ATUALIZAÇÃO: 04/12/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
15:00 - O canto do módulo #2 recebeu mais gaze gessada que depois de colada, ela é ativada com pincel molhado com água. Mais uma porção de 242 g de massa acrílica tingida foi preparada para concluir a "pavimentação" (modelagem de pavimento) da rua principal. A guia de demarcação de curva foi usada para corrigir demarcação do lado interno da curva da rua terceira que ficou com falhas.

Com gesso ativado nas gazes, o relevo dos terrenos serão feitos. Essa área representará um bairro com jardins, casas ao estilo americano e jardins.

21:17 - Agora a beira da ferrovia principal terá base de relevo concluída para receber base para modelagem de relevo que será feita com cortiça, isopor, gaze gessada, massa acrílica e massa de pó para rejunte.

REVIVENDO DICAS: (fotos de 03/05/2021 - 09:20):
Fórmula da massa para rejunte pigmentada: 3 copinhos de pó para rejunte de cor bege, 5 copinhos de pó para rejunte de cor branco e 1 gota de corante líquido Xadrez de cor ocre. Uma outra porção com 2 gotas de corante Xadrez cor ocre poderá ser feito para fazer nuances mais coradas de cor de solo.

A mistura dos dois pós de rejunte. 

      
Uma única gota do corante líquido ocre. 

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ATUALIZAÇÃO: 29/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
11:16 - Trabalho de finalização das vias de acesso à estação e da rua terceira sendo realizados. A rua terceira que fica no canto do módulo #2 foi nivelada. O final dela ainda receberá mais massa acrílica tingida para completar a construção dela Obviamente mais cobertura de acabamento será aplicada nela toda após lixamento.
Nessa via ajustes de bordas foram feitos.

Mais massa aplicada para nivelamento da rua.

A via de acesso e alargamento de via para retorno cobertos com massa acrílica em processo de secagem. Depois essas vias serão lixadas, as laterais limpas para que calçamento e vegetação sejam modelados.
Desculpem-me pela qualidade da minha câmera.

Visão da intercessão da rua primeira e rua segunda com correções de coloração com aplicação de camada fina de massa acrílica tingida.

15:38 - A massa acrílica da rua terceira no módulo #2 foi lixada, alguns excessos de massa acrílica nos sulcos de flanges foram removidos e essa passagem de nível receberá alguns retoques de massa acrílica tingida bem como a rua. O pavimento entre os trilhos será nivelado. O pavimento entre as duas ferrovias já está nivelado. O calçamento será desenvolvido ao longo da semana. Mais custos!
Esses vagões receberão engates modelos.

Aqui o "pavimento" foi lixado na área de escape de retorno e na frente do edifício ao lado onde ele receberá uma camada fina de massa acrílica tingida para fazer desaparecer essas manchas. Após aplicar massa acrílica com pigmentação mais clara sobre massa solidificada de pigmentação mais escura, ao lixar a massa mais clara, sombras da massa posta anteriormente aparecem. A mesma coisa acontece com massa de mesma tonalidade posta sobre massa solidificada climatizada (envelhecida) com pós de giz para pintura pastel. Nem sempre essas manchas ajudam no visual, apenas quando elas são pequenas. 
O "automóvel" dá noção das proporções dos edifícios e da largura das vias.

Aqui a via primeira e a via segunda com detalhamento de climatização (envelhecimento) corrigido. Uma etapa concluída com muita satisfação. Em breve  ornamentação e calçamento serão realizados na região.

18:15 - Aqui um teste com um vagão hopper com flanges NEM para verificar obstáculos nos sulcos entre trilhos e pavimento. Obviamente essa imagem não demonstra uma paisagem de uma maquete... por enquanto.

19:12 - O módulo #4 após receber base de cortiça de 2 mm. Atualmente eu colo cortiça com cola para madeira, aquela amarelada.
Uma técnica para aplicação de brita reciclável será demonstrada.

Visualizando e prevendo a paisagem a ser modelada naquele canto!

Uma visão panorâmica com vagões em comboio dando alusão a movimento em linha principal.

19:23 - "Visão aérea" da estação de passageiros.

20:39 - O módulo #4 com base de cortiça para instalação de um kit de fábrica.

Este será o kit, Walthers Red Wing Milling Co.
Largura: 28,0 cm x Profundidade: 20,3 cm.

Essa construção ficará num ponto não ideal ao lado do AMV, então carga e descarga terão de ser feitos quando não houver tráfego na linha secundária. Todavia haverá espaço para estacionar alguns vagões graneleiros mais adiante. Só a simulação de carga ou descarga que manterá a linha secundária ocupada.

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ATUALIZAÇÃO: 26/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
22:15 - Ontem foi um dia pouco produtivo no hobby devido a vários afazeres e um calor insuportável que fazia o meu quarto parecer um forno elétrico. O que eu pude fazer foi lixar a massa acrílica tingida posta sobre a área de acesso para a estação e na área de escape da via principal para retorno. Também uma pequena correção no pavimento da rua segunda que foi feito com uma camada fina de massa acrílica tingida. Depois essa seção receberá pós de giz de pintura pastel.
A área foi lixada com uma micro tira de lixa d'água.

Aqui o acesso à frente da estação que recebera segunda camada de massa acrílica tingida. A área de escape receberá mais uma camada de massa para ficar totalmente nivelada à rua primeira (via principal).

A rua terceira recebeu mais massa acrílica tingida e amanhã ela será nivelada horizontalmente. Toda essa camada de isopor receberá gaze gessada para ficar resistente.
A seção de "pavimento" entre as vias ferroviárias foi nivelada.
(foto abaixo)

Outro ângulo de visão da sessão de pavimento entre as vias ferroviárias. Pequenas imperfeições serão corrigidas amanhã bem como em toda a extensão da rua terceira.
A rua terceira será residencial e terá urbanização distinta das demais.

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ATUALIZAÇÃO: 23/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️

09:18 - O trabalho de modelagem de pavimento ao redor das vias ferroviárias não deu certo porque eu colocara uns pingos de água na massa já pronta devido ao calor. A massa estava secando rapidamente, no entanto a massa ficou úmida demais e isso fez a massa rachar e ficar mole após vinte-e-quatro horas de espera. As áreas danificadas foram removidas e nova porção de massa será posta no lugar.


12:45 - A modelagem do pavimento ao redor dos trilhos foi refeita. Eu usei a mesma massa acrílica porque ela estava menos úmida. Possivelmente ela estará seca dentro de umas seis horas.

Dica: Eu cortei quatro tiras de papel de embalagem de cereais, cada uma medindo 1 cm de largura e fixei uma à outra e com quatro tiras eu fiz dois guias de "altura de pavimento" para eu espalhar massa acrílica tingida. Daí eu aplico a massa sobre a área e passo régua sobre as tiras guias para deixar a massa na altura desejada. Após a secagem da massa se faz lixamento e depois aplicação de mais massa com uma rampa de final de plataforma de passageiros como espátula para corrigir imperfeições.

14:05 - Eu comecei a fazer uma nova porção de massa acrílica tingida para modelar pavimento de concreto. A fórmula tem que pesar 242 g, no máximo 243 g.

Fórmula: Uma gota de pigmento líquido preto Xadrez e três gotas de pigmento líquido ocre Xadrez apenas. 

Esta é a área a receber massa acrílica tingida primeiramente. Eu faço aplicação por etapas para facilitar a distribuição da massa.
A câmera desfocou a borda da maquete. Sorry!

14:24 - Nivelamento da massa acrílica.


Nota: É comum que algumas imperfeições fiquem na massa após passar régua ou espátula. Isso é resolvido após a secagem completa.

Agora a remoção das fitas adesivas que delimitaram as áreas de "pavimentação."

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ATUALIZAÇÃO: 22/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🎨🖌️
11:25 - Dezessete horas depois e a massa acrílica tingida ainda está um pouco fria de umidade. Ela apresentou umas fissuras ao redor dos devido ao calor, mas isso não é problema. Devido à base de isopor mesmo sendo coberta por gaze gessada, a umidade não foi evaporada mesmo com o calor que atinge a cidade onde eu vivo. Então eu deixarei a base de massa acrílica tingida a secar por umas vinte-e-quatro horas.

Se percebe que a massa assentou-se, evidenciando posições dos dormentes. Essa camada de base que ainda está com aparência grosseira será lixada, aparada, daí uma camada de correção de massa acrílica tingida será aplicada e outra lixação será feita e correções finais serão realizados.

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ATUALIZAÇÃO: 21/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🎨🖌️
17:20 - Eu começo a fazer a porção de massa acrílica tingida para modelar o pavimento das demais vias.

A massa precisa ser mexida ainda mais para mistura homogênea. O fundo costuma a ficar branco. A vantagem de se usar um pote transparente é poder ver falha na mistura. Este é o canto que receberá massa acrílica para modelar asfalto.

18:25 - O trabalho de espalhamento da massa acrílica tingida foi iniciado.

18:28 - No começo do trabalho tudo parece que será uma catástrofe!

Detalhe do final do preparo da base de pavimento. Um esquadro de acrílico foi colocado atrás do módulo para facilitar a modelagem do pavimento após a base estar seca.

Uma visão ampla da "construção" da via terceira no módulo #2.

Agora a massa acrílica tem que repousar por doze horas para secagem completa.
Um rodeiro padrão NEM foi usado para abrir caminho para as flanges dos trens. Esses vãos serão melhorados após a secagem da massa.

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ATUALIZAÇÃO: 20/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨
23:00 - Os calços de papel de embalagem de cereais que foram postos sob as extremidades externas dos dormentes nas curvas do módulo #2 foram removidos porque a passagem dos trilhos entre os módulos #2 e #4 ficou com algum desnível  pequeno por mais que eu nivelasse a base de MDF do módulo #4 e isso ficou mais perceptível com os tais calços. Eu gosto de usar calços nas curvas para os trens ficarem mais inclinados para dentro das curvas e isso ajuda os vagões a não descarrilarem, no entanto isso causou um desnível às bordas dos módulos o que fez os vagões balançarem um pouco tanto lateralmente quanto longitudinalmente. Eu usei um pincel com água para amolecer a cola que estava nas tiras de papel e após a água amolecer as tiras de papel, eu usei uma chave de fenda bem minúscula para puxar as tiras e limpar por baixo dos dormentes. Depois eu usei uma lixa d'água bem fina para fazer uma raspagem por baixo dos dormentes.
Se perceba as tiras de papel removidos.

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ATUALIZAÇÃO: 16/11/2022: 🚆🛤️📷
11:49 - Eu recebi o meu presente de aniversário, um vagão box de 40' (40 pés = 12,19 m) nas cores da Conrail. Esse vagão foi uma venda da Sarah Navarro. Eu agradeço ao amigo Paulo do canal Paulo Ferrovias e HO por ter indicado a loja da Sarah que muito cordialmente atendeu-me. Assim que ela postou a foto do vagão com o preço dele eu imediatamente reservei-o. 

Após abrir a embalagem, eu vi nenhuma inscrição de marca no verso do piso do vagão. Então eu busquei por HO scale 40' box Conrail e encontrei fotos do mesmo com a embalagem original. Esse vagão é feito pela Athearn, o molde é original da Roundhouse que passou a ser linha de entrada da Athearn. A qualidade de moldagem do vagão é muito boa mesmo para os padrões de hoje, só as escadas moldadas no corpo aparentam um pouco grosas, mas as porcas corrediças funcionam perfeitamente. Os truques até que são bem feitos. O verso do piso onde o chassis está moldado tem pouco relevo de sistema de freio, umas linhas finas quase imperceptíveis simulam servos de freio. O tanque de ar é moldado pela metade, ficando um tanto raso. Nesse ponto a Frateschi faz bem melhor. Eu suponho que esse molde da Roundhouse deve datar do final dos anos 70 para começo dos anos 80, no máximo começo dos anos 90.

As inscrições do vagão são um tanto opacas o que ajuda na caracterização de um vagão antigo da fase de implantação da Conrail (1970). A qualidade de rodagem dele é boa, mas ele tende a balançar um pouco. Como as portas são operacionais, eu posso pôr carga em miniatura nele para deixá-lo mais pesado.

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ATUALIZAÇÃO: 15/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
18:58 - Eu gastei meia tarde para fazer só isso. Além de um dos trilhos ficar mais alto do que o AMV e eu tive que lixá-lo e polí-lo. O resultado ficou bom. Infelizmente devido a um longo período de mal-estar (quatro dias), eu tenho feito os trabalhos muito lentamente. Isso é muito frustrante. Vamos aos detalhes.

Um trabalho que tomou muito tempo foi a soldagem dos cabinhos elétricos às talas. As talas chinesas são péssimas para soldar cabinhos, embora muito bem acabadas. As da Atlas são um pouco melhores, mas para se fazer terminais de alimentação elétrica, as talas de latão da Frateschi são as melhores. Também há o fator da qualidade do estanho que só as talas da Frateschi conseguem fazer aderência ao metal derretido. Também devido ao problema de altura da cortiça recém comprada que mede 2 mm e a anterior mede 2,5 mm, eu tive que colar uma fatia de 0,9 mm de outra folha de cortiça e o resultado ficou ótimo, mas o tempo de colagem mesmo com cola para madeira (Cascorez) que é amarelada, isso precisa de tempo de maturação para poder cortar as sobras.
Os lastros de cortiça terão bordas de cortiça para que as pedrinhas a serem coladas neles façam aquela curva típica de lastro de pedras das ferrovias. 

Os pontos de conexão elétrica estão entre o AMV e a curva e entre a seção pequena de trilho e a seção maior que está por baixo do vagão PRT.
O lastro de cortiça ficou bem assentado. 😉

Testes de rodagem é primordial. Alguns calços de papel de embalagem de cereal serão removidos para os vagões não balançarem de maneira não natural.

O módulo #4 foi ligeiramente lixado e limpo. Ele receberá cortiça nas áreas de ruas e do kit do pastifício (beneficiadora de trigo). Enquanto na nova passagem em nível os dormentes receberão fitas adesivas para isolar partes dos dormentes do contato com a massa acrílica.

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ATUALIZAÇÃO: 14/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
09:50 - Após um dia muito quente que permitiu-me fazer pouca coisa, hoje está chuvoso e muito agradável e dedicarei a maior parte do dia aos afazeres na maquete. Só assim se consegue fazer muita coisa. Com afazeres externos os trabalhos ficam limitadíssimos, eles quase não avançam.

11:21 - A rua terceira foi delimitada com fita crepe para receber massa acrílica tingida para simular asfalto.

A junção de trilhos na linha principal teve a lacuna (espaço sem dormentes) preenchido com dormentes. Essa técnica será ensinada aqui. Mesmo essa área recebendo massa acrílica para fazer a passagem em nível, esse par de dormentes individuais ajuda a dar mais durabilidade à massa acrílica e estabilidade aos trilhos.

11:22 - O acesso e estacionamento da estação de passageiros foram delimitados. Outras delimitações de áreas para kits de construções e vegetação serão feitas.

19:56 - Vida de "filho motorista" da casa é difícil para praticar ferromodelismo. Foi nessa hora que eu preparei o módulo #4 para receber os últimos ajustes de trilhos cujos foram lixados e polidos nas junções entre os módulos #2 e #4 cujas apresentavam um pouco de diferença de altura nos trilhos italianos. Os trilhos Atlas são muito precisos.

O próximo trabalho será demarcar a rua quarta e a área de um kit de pastifício. Pastifício é uma construção onde trigo é beneficiado. O módulo #6 será fixado ao #4 como se fosse um só. Os vagões hoppers ficarão estacionados no módulo #6.
Um vagão PRT sendo usado para testar o nível dos trilhos.

O começo da rua primeira, a rua segunda já estão com bases prontas e áreas para receber pavimento (massa acrílica tingida) estão delimitadas. Não fosse algumas tarefas externas, eu teria feito o pavimento hoje. Eu não recomendo fazer pavimento à noite se o local for o quarto de dormir para evitar alergia respiratória e perturbação do sono devido ao cheiro da massa acrílica.

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ATUALIZAÇÃO: 12/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️

21:45 - Hoje é meu aniversário! 🎉🎊🎂

22:40 - A modelagem do relevo no canto direito do módulo #2 foi iniciada.

23:48 - A folha de isopor foi cortada. Ela será colada com cola para isopor e depois será revestida com gaze gessada colada com cola para isopor e depois será umidificada para criar uma camada de atrito para fixação de massa acrílica, massa para rejunte e gesso além de pó de serra e grama sintética e árvores.


ATUALIZAÇÃO: 12B/11/2022
10:40 - Por precaução eu passei massa acrílica na quina do módulo #2 que fora removido no ajuste do módulo #4 a ele. O MDF tem essa vantagem de não ser destacado (took off) em caso de atrito entre partes, todavia o MDF tem que ser envernizado para durar mais por causa da vulnerabilidade à umidade do ar em tempos chuvosos. Um pedaço de fita crepe foi posto entre os módulos com a fase lisa virada para o módulo #2 para que a massa acrílica não ficasse entre e sobre a borda do módulo #4. Após a secagem da massa acrílica é necessário lixá-la um pouco por cima com uma lixa #100 e as bordas com um filete de lixa #600 e remover o pó.

Agora a colagem e preparação da folha de isopor no canto do módulo #2.

11:48 - A placa de isopor foi aplicada (colada) à base de compensado. Ela recebeu muita cola para isopor na parte de baixo. Eu fiz uma linha de cola à borda e fiz preenchimento com cola em círculos. Como o isopor absorve parte da cola, eu tive que aplicar algumas coisas um pouco pesadas para que o isopor não soltasse da base.

12:51 - A placa de isopor já colada, sem pesos sobre e com área de rua delimitada. Essa área de rua será coberta com gaze gessada primeiramente, depois o restante. Eu usei ponta de régua envolvida com lixa d'água para aparar arestas da folha de isopor no lado próximo ao módulo #4.
Por erro de cálculo, o recorte da placa ficou errado entre a área de rua até o fundo do módulo, mas um recorte da mesma placa de isopor preencherá a lacuna.

21:40 - A faixa de gaze gessada foi colada sobre a placa de isopor. Neste caso eu pus a gaze sobre os riscos de delimitação e risquei a base com caneta esferográfica, então cortei a gaze com tesoura. A gaze gessada após colada e ativada com água ela reforça o isopor para que a massa acrílica não trinque ou não quebre nem solte.

23:09 - Eu comecei a finalizar a base de relevo das terceira via (rua) que começa nessa esquina entre a rua primeira e a rua quarta.
 

23:42 - O resultado do pedaço de cortiça recortada e colada no local.

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ATUALIZAÇÃO: 11/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
19:22 - A modelagem de relevo do canto direito do módulo #2 será iniciada. Para isso uma folha de isopor de 4 mm de espessura será usada. Para que a folha dure bastante tempo, ela será coberta com gaze engessada. Depois materiais como massa acrílica tingida, massa de rejunte e gesso serão usados.

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ATUALIZAÇÃO: 07/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
12:30 - Após eu aplicar várias tirinhas de papel de embalagem de cereal sob as pontas do lado externo da curva da via principal, eu rodei três vagões engatados e eles balançaram demais para ambos os lados. Isso causou-me muita irritação tanto visualmente quanto para pensar sobre uma maneira de remover as tirinhas já coladas. Então eu usei um micro-espanador de limpar máquina de cortar cabelo e molhei as cerdas com água e molhei as tirinhas sob as grades (dormentes). Após dois minutos eu removi as tiras que desnivelaram os trilhos e o resultado foi ótimo.
Esse micro-espanador ou pincel de limpeza de máquina de cortar cabelo evita que água caia sobre a base de MDF/compensado.

Com um preguinho de fixar grades de trilhos eu removi as tirinhas de papel.

Nota: É necessário usar uma tira de lixa d'água #80 virada para baixo e puxá-la/arrastá-la para remover resto de cola e papel. Nunca faça ornamentação sem antes observar o nivelamento dos trilhos. Depois o ganho de tempo será grande bem como o desperdício de material será muito reduzido.

14:55 - A via secundária no módulo #4 está sendo formada. O lastro de cortiça está pronto e um outro lastro será posto para um pequeno ramal para vagões hopper.

15:09 - Eu recebi uma bela proposta de venda, um vagão Athearn tipo box de 40' (12,19 m) na pintura da Conrail. Um vagão que possivelmente esteve fora de linha e que está no Brasil. Embora os eixos estejam enferrujados, eu consigo resolver isso. Eu tive uns vagão Athearn que sofreram de ferrugem nos eixos e isso foi resolvido. Que alegria! 💙

16:50 - Após dois dias lutando com um desnível imperceptível a olho nu, mas que afetava a rodagem dos vagões que balançavam muito entre a união dos módulos e as últimas seções de trilhos encurvados, eu decidi olhar para a ripa que eu preguei debaixo da base de MDF e forcei a base para cima e percebi que os vagões ficaram nivelados. Então eu peguei uma tira de papel de embalagem de cereal e o balanço dos vagões nas curvas foi resolvido.
A tira de papel de embalagem de cereal entre a base e a ripa.

20:09 - Área limpa. Daí a demarcação de uma construção e um ramal para hoppers será feita.

20:10 - Este é o módulo #2. Amanhã eu terei uma chapa fina de isopor para fazer o relevo nesse canto ao redor da linha principal.

... a continuar ...

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ATUALIZAÇÃO: 06/11/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
12:30 - Reajuste de trilhos na curva da via principal no módulo #2 foi feito e o raio de curva no começo ficou perfeito. Agora tiras de papel de embalagem de cereais estão sendo coladas por baixo das pontas externas das grades de trilhos (dormentes de plástico).

As tirinhas de papel de embalagem de cereais (pode ser de embalagem de remédios) inclinam a ferrovia no lado externo para que os trens tenham equilíbrio melhor, balancem menos, tenham menos chance de descarrilamento e aparentem como trens reais a fazerem curvas. As curvas das ferrovias são inclinadas para esses propósitos. Também as grades de trilhos ficam menos tensionadas no lado de fora das curvas quando inclinadas. Isso aumenta a durabilidade das grades.

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ATUALIZAÇÃO: 28/10/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
10:56 - A construção da segunda rua da maquete foi começada. A área é esta no final do módulo #2 onde a ponte Atlas (Roco) estava depositada. Se pode notar os riscos de demarcação feitos com caneta.

NOTA:
Eu peço perdão por não fazer vídeos profissionais. A minha câmera é de telefone celular, ela é péssima e eu precisaria de alguém para segurar o aparador do smartphone porque ao bater preguinhos na superfície dos módulos, a vibração faz o telefone cair.

Para isso eu escolhi o local de corte dos trilhos da linha externa para eu criar a seção removível que permitirá futura remoção da maquete para outro lugar. Assim se evita rupturas, danos e muita perda de dinheiro. Um pedaço de fita crepe/adesiva foi usado para demarcar a linha de corte. Assim foi melhor do que riscar com lápis ou caneta.

Depois de romper a ligação dos dormentes com serra Atlas (#400), eu virei a seção de trilho e puxei os dormentes desligados com muito cuidado.
 

11:00 - Agora começa o processo de remoção de um dos dormentes da seção anterior. (Desculpem-me pela qualidade da foto).

Após cortar os trilhos é importante tocar nos finais para detectar imperfeição de corte. Após uma imperfeição ser detectada, use uma lixa d'água #80 dobrada em quatro partes e segure os trilhos próximo dos finais (linha de corte) para que a fricção não cause rompimento dos preguinhos de fixação moldados nos dormentes de plástico.

Eu usei um ferro de solda para derreter a ligação desse primeiro dormente.

CONSTRUÇÃO DE VIA:
O próximo passo é concluir o assentamento e alinhamento de trilhos das duas linhas, deixar os trilhos bem juntos e horizontalmente alinhados para então a massa acrílica tingida será aplicada na superfície para formar o pavimento da via.

Eu uso preguinhos de fixar grades de trilhos da Atlas (#2540) para limitar dilatação das curvas de trilhos fazendo os trens a rodar de maneira mais linear possível. Quando bater preguinhos, sempre faça um calço por baixo do tablado/módulo para que a madeira não fique elástica com as pancadas e causando stress e rompimento nas grades (de plástico) dos trilhos.
Ilusão de ótica: o trilho direito está bem unido, no entanto um pouco de sujeira dá impressão de ele estar mais afastado do que o trilho esquerdo.

22:55 - Os trabalhos estão difíceis, outra seção de trilho de trilho teve que ser substituída após um corte errado (um pouco menor do que a medida). Assim a ornamentação ficará adiada. É frustrante ter um material bonito para ser usado e não poder usá-lo. Porque fixar trilhos é algo que causa atrito, tremores abruptos mesmo com suporte por baixo das bases de compensado e MDF, então isso deslocaria parte da ornamentação das bases, ou seja, toda a ornamentação sofreria danos gerais.

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ATUALIZAÇÃO: 24/10/2022: 🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
11:42 - Agora com este módulo (#4) livre e com suporte (costela/rib) instalada abaixo, a construção da maquete será acelerada. A linha principal (A) foi demarcada e a linha secundária (B, a interna que atende a estação e pátios) será definida. Após os trilhos estiverem ajustados sobre os lastros de cortiça, a ornamentação será iniciada.

Neste módulo #4 há um furo e eu pretendo usá-lo como engate de apoio do módulo #6 para assim eu economizar dinheiro com mãos francesas (braços de apoio feitos de aço), parafusos, buchas de fixação, energia elétrica e tempo de trabalho.

Uma barra de trilhos rompeu-se ao ser instalada na linha principal entre os dois módulos. Uma outra teve de substituí-la e isso causa atrasos no trabalho.

15:15 - Tira de cortiça de 2 mm de espessura aplicada no trajeto da linha principal. A mesma régua usada para riscar as linhas do traçado foi usada para alinhar a cortiça que após cortada ela tende a se contrair. Como a cortiça aplicada no final da curva é de 3 mm de espessura, eu aplicarei uma camada de 1 mm sobre esta de 2 mm e tentarei manter essa espessura ou altura pelo resto do trajeto a ser construído.
O comprimento da área de transição de 3 mm para 2 mm ainda será definido.

Aqui se nota o trabalho que dá para nivelar uma ferrovia em miniatura. A cortiça que eu comprei no ano passado mede 2,5 mm de espessura. Depois de vários meses o produto a faltar onde eu moro, só a de 1 mm de espessura chegou, mas ela não mede 1 mm de espessura, no máximo 0,9 mm. Recentemente eu comprei quatro rolos de cortiça de 2 mm de espessura, mas o corte é tão rente aos 2 mm que mais parece estar a 1,9 mm. Conclusão, por pelo menos 70 cm eu terei de fazer correção com cortiça de espessura fina para chegar ao ponto de 2 mm para não gastar tanto tempo e tanta cola. Eu me arrependi de não ter encomendado os rolos de 3 mm de espessura.
Se um rolo tivesse 2 mm de espessura e o outro 1 mm de espessura eu não precisaria de duas fatias de "1 mm" sobre uma de "2 mm." 

No entanto nem tudo é jogo perdido. Ambas folhas fina e média ("2 mm") são bem compactadas e dão um aspecto bom e são melhores para assentar trilhos sem fricção ao ajustá-los sobre.
As beiradas serão preenchidas com tiras de cortiças para fazer o perfil lateral (inclinado) do lastro.

Evolução da aplicação das tiras de cortiça de espessuras média e finas.
  


O comprimento de cada parte de nivelamento é de 35 cm.

 
Colocação de cortiça no trajeto da linha 2 (interna/auxiliar).

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