sábado, 4 de janeiro de 2020

RENASCIMENTO DE PINTURA

Apresentação rápida:

Esta é uma pré-apresentação. Eu quero fazer uma apresentação  detalhada porém fácil de entender sobre resgate de tons de cores de pinturas de ferromodelos. Antes disso eu quis compartilhar fotos de resultados de um teste que eu fiz com a cera líquida Wax Finish da Pérola em três ferromodelos.

 

Com o tempo os ferromodelos acumulam poeira de todo tipo. Mesmo com limpeza com pano úmido ou com detergente de qualquer tipo ou borrifamento com água e detergente, a pintura começa a ficar opaca. Temperatura ambiente (quente) corrobora com a descoloração. Então eu decidi fazer experiência com bastonete umedecido e embebedado com cera líquida Wax Finish num vagão de cor vermelho. Além do tom da pintura voltar praticamente ao nível original, muita "sujeira invisível" surgiu no algodão do bastonete (ponta direita).

Infelizmente eu não tirei fotos dos ferromodelos antes de começar a limpeza, mas há outros merecendo o mesmo tratamento. Então eu limparei a metade de cada um para se notar a diferença. 

Observe a regularidade da cor nas fotografias. Outra coisa muito importante é que o produto sendo utilizado com bastonete imundecido previamente, ele remove os "detritos" de mosquitos que em algumas vezes fixam-se de maneira impossível de serem removidos e que dependendo da força aplicada, a pessoa pode causar danos à pintura e às partes aplicadas separadamente nos ferromodelos.

O carro cauda que estava menos sujo eu limpei-o com pano flanelado úmido com cera líquida. Muita sujeira invisível saiu dos sulcos do teto corrugado. A locomotiva E6A foi limpa com outro lado do bastonete em toda área vermelha que parecia estar queimada e desbotada.

Além disso, ela estava com alguns "detritos" de insetos sobre algumas partes da frente inclusive no teto, algo facilmente removível com o algodão imundecido com água e cera líquida.

Eu farei vídeos para a próxima etapa.

Cristiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário