quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

MAQUETE SENDO CONSTRUÍDA - parte 11/01/2025

 

Este é o sexto post que ilustra os avanços pontuais da construção da minha nova maquete. Este quinto post será focado em mostrar os avanços finais da construção da minha maquete cujo tema é a ferrovia federal americana Conrail que existiu até 1999. Após a conclusão da construção da maquete, um post resumido será dedicado sobre o conceito do projeto.
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Cristiano

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ATUALIZAÇÃO: 11/01/2024:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
em edição

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ATUALIZAÇÃO: 25/11/2024:  🏗️🚧🚆🛤️📷🎥🎞️🚜🔨🔩🎨🖌️
Primeiramente, FELIZ NATAL para todos vocês!

9:00 - A base da extensão a ser fixada entre os módulos #5 e #7 teve os pontos de fixação com parafusos furados com furadeira. Ao marcar os pontos com caneta, eu faço um pequeno rebaixamento do ponto com uma chave estrela pequena, então eu apóio a ponteira da furadeira nos pontos levemente rebaixados. Assim se evita da ponteira deslizar sobre a superfície que é muito lisa.

Aqui se vê um cotovelo fixado no módulo #5 e a extensão sendo segurada por mim para se ter idéia de como ela ficará após fixada.
 

09:42 - Aqui algo engraçado. Ao riscar o ponto de perfuração na madeira, um excesso de cola que estava ao redor do cotovelo que eu fixei com cola debaixo da base da extensão encrostou na madeira. Aqui eu também rebaixei a base do ponto de perfuração com uma chave estrela pequena para que a ponteira da furadeira não saísse do lugar.

Após fazer a perfuração, eu rosqueêi um parafuso de 4 cm de comprimento de dentro para fora para fixar o cotovelo já parafusado debaixo da base da extensão. Caso contrário a chapa de MDF de acabamento e apoio do lado diagonal da extensão não permitira rosqueamento do parafuso por baixo.

10:33 - Aqui a base instalada. Ainda um outro cotovelo será fixado debaixo da base da extensão entre o parafuso próximo à quina e o módulo #5 para um nivelamento preciso.

Uma outra dobradiça será comprada para fortalecer a fixação da extensão.

Vista "aérea" da extensão instalada. Aqui não se pode perceber, mas como eu desbastei a base do módulo #5 para melhor ajuste da base a esse módulo, um vão foi formado. Mas se pode resolver isso com uma tira de cortiça.

Nota: Eu desgastei as superfícies dos módulos para nivelá-los à superfície da extensão. Agora eu só poderei colar a cortiça quando eu tiver verniz para proteger essas superfícies. Não é prudente aplicar materiais de ornamentação sobre MDF sem verniz, ainda mais desgastado com lixa d'água. 

12:30 - Simulação da passagem do leito da ferrovia no novo traçado.

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ATUALIZAÇÃO: 15/12/2024:  🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
18:25 - A construção da extensão de base interna para passagem da ferrovia sobre o espaço entre as quinas dos módulos #5 e #7 foi iniciada. Um recorte de MDF mede 16,5 (diagonal) x 19,8 (direito) x 17,8 (esquerdo).

Aqui se pode entender a necessidade de construção dessa extensão. Como os módulos são estreitos, então uma extensão deve ser feita para apoiar os trilhos na passagem de um módulo para outro.

Aparar as pontas da lateral é necessário para que a extensão fique o mais próximo possível das bases dos módulos.

A serra de corte Atlas (ref. #400) é muito útil para fazer corte de acabamento em MDF de dimensão pequena. Depois disso eu lixei a lateral de suporte externo da extensão mantendo-a inclinada para casar com o ângulo de corte da base de apoio dos trilhos (superfície).
 

20:55 - Um cotovelo de plástico foi fixado na estrutura do módulo #5 para apoiar a base da extensão.

Aqui a base da extensão simulando como será a passagem dos trilhos.

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ATUALIZAÇÃO: 10/11/2024:  🏗️🚧🚆🛤️📷🚜🔨🔩🎨🖌️
O meu quarto é onde a minha maquete está sendo construída e eu mudei os móveis de lugar. O módulo #7 que receberia uma extensão de base feita de MDF no lado externo do circuito, mas ele não receberá essa extensão para que o meu acesso ao quarto não seja bloqueado pelo final mais largo do módulo #8 que será virado para que o final mais largo dê mais área para a curva que virá do módulo #6 no lado direito do circuito. Então, a curva que começa no final do módulo #5 ela começará antes do ponto original demarcado e passará entre o espaço vazio que receberá uma extensão também feita de MDF, porém muito menor, para abrigar os trilhos no lado interno do lado inferior esquerdo do circuito. O lastro de cortiça encurvado está sendo removido dos dois módulos com auxílio de uma régua de alumínio bem fina para não danificar a base. No entanto a cortiça que fora grudada com muita cola ficou danificada e outras tiras serão cortadas para substituir essas no novo traçado.

Outra alteração no traçado gerado por causa da alteração no traçado no lado oposto do circuito está ocorrendo no módulo #6. Os AMVs que estavam conectados em linha diagonal, agora eles serão reposicionados em linha reta, o que tira um tanto da dinâmica certos pontos existentes na Conrail e na Union Pacific, mas eu poderei modelar uma linha secundária ou "morta" em declive no módulo #8 que passará por baixo da linha principal. Essa linha secundária terá uma terminação com paisagismo que dará impressão de ela continuar por um túnel, mas ela terminará lá mesmo.
Aqui o final do módulo #8 como estava para receber uma extensão lateral externa do módulo #7. Esse módulo foi virado para que esse final mais largo não impedisse o meu acesso ao quarto bem como para receber a segunda linha ferroviária.

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