domingo, 27 de janeiro de 2008

COMO CONSTRUIR MAQUETES ULTRA REALÍSTICAS

CONFIRA AS NOVIDADES NA PÁGINA PRINCIPAL
E AS FASES DE CONSTRUÇÃO DA MINHA MAQUETE!


Caríssimos Leitores!

Consegui recuperar algumas das fotos que estavam linkadas diretamente ao web site da Model Railroader Magazine que removeu as mesmas do web site dela e eu não tinha salvo a maioria das originais. Esta matéria está reeditada com link à matéria de evolução do projeto da minha maquete e espero ainda localizar as outras fotos.

COMO FAZER UMA LINDA MAQUETE!!!!!

Contruir maquetes é parte da base do ferromodelismo. Colecionar réplicas de trens é interessante, mas não há graça vê-los parados numa estante dedicada a eles se eles têm capacidade de serem movidos, controlados como os trens de tamanho natural. Para isso os trens em miniatura necessitam de trilhos e os trilhos necessitam de uma base segura, duradoura, uma mesa tipo tablado ou várias seções de pequenas mesas que permitem expansões ou mudança de forma fácil e organizada. A Woodland Scenics é o maior e o melhor fabricante de material para criação e decoração de paisagens de maquete, os materiais podem ser usados tanto por ferromodelistas quanto por arquitetos e outros profissionais que fabricam outros tipos de maquetes temáticas.
.

.
A Woodland Scenics produz uma linha completa de produtos para construção e espansão de maquetes ferroviárias que incluem plantas (desenhos), isopor de altíssima qualidade para relevo, moldes e gesso para criar rochas, passagens d'água sob ferrovias, lastro ou balastro para apoiar os trilhos e diminuir o ruído da rodagem dos trens sobre a madeira e dar altura real de destaque aos trens, árvores, grama sintética, folhagem, e produtos químicos para formar água artificial de lagos e quedas d'água, bem como kits completos para criação de módulos de maquetes com todo o cenário de altíssima precisão.

A Woodland Scenics também está disponibilizando vídeos que ensinam como fazer maquetes. Assista os vídeos e verá como é fácil fazer maquetes reais, muito mais fácil do que fazer maquetes horríveis com materiais sem qualidade e que assustam a qualquer um, além de demandarem muito mais custo do que se imagina. Uma maquete feia muitas vezes demanda muito mais custo do que uma maquete realística.

VÍDEOS

PROJETO ANTIGO DA MINHA MAQUETE
chequem a evolução do projeto aqui
Todo projeto de maquete é baseado na escala 1/10, isto é transformar o tamanho dos kits, dos trilhos, e da área que a maquete vai ocupar, em desenhos 10 vezes menores que os itens mencionados. Para demarcar as curvas, eu faço uso das medidas em polegadas tipo 18, 20, 22, 23, 25, 27, 29, 32, 42, ou o máximo que puder. Multiplique-as por 2,54 para ter o padrão internacional de curvas em centímetros. Vocês ao seguirem os padrões interncionais, saberão onde suas locomotivas importadas serão compatíveis. Desista dos trilhos curvos mais apertados que há que são os de raio de 36cm, a maioria das locomotivas não rodam nesses trilhos que tiram todo o realismo da maquete e ainda quando os trens conseguem passar sem descarrilar, sofrem muito atrito nas curvas e por isso aquecimento e desgaste maior dos motores. Maquete só é maquete e for realista, o resto é brincadeira de criança. Deixo aqui o projeto da minha maquete para vocês se basearem nele. Ela mede 1,60m por 3,00m.

Nota: os kits mencionados são importados, os sem nome são os conhecidos da Frateschi como estação Eng° Passos e caixa d´agua. Sugiro que deixem o raio da curva interna esquerda igual ao raio da curva interna direita e assim fazer um túnel duplo. O raio a de 25" polegadas (1"= 2,54cm, 1' pé = 30,48cm) deixa um visual muito melhor tanto para trens de locomotivas e vagões curtos quanto para trens com locomotivas e vagões longos, assim não tendo problemas de incompatibilidade e realismo. A ponte é uma Roco, mas pode ser uma Frateschi, porém se usar trilhos HO, terá que lixar as laterais dos dormentes porque a guia da ponte da Frateschi é para o padrão dos trilhos dela que têm dormentes mais estreitos em 1mm. Quem usar trilhos HO, recomendo usar ponte treliçada Roco ou pontes treliçadas curtas ou pontilhões da Atlas que já vêm com trilhos de nickel silver em padrão de altura COD83.

VÍDEO!

A revista Model Railroader trouxe ótimas dicas e fotos de como produzir maquetes ultra realisticas. Claro que o material da Woodland Scenics ajuda muito, mas o que mais funciona são: textura de materiais (pedras, gramas, e folhagens, e a combinação de cores.

Quando se faz relevo, prefira fazer estruturas com bolos de jornal amassado, depois tiras de papelão, então alguma gase ou mais folha de jornal sem amassar, cubra com gesso (massa corrida ou acrílica não servem e a massa acrílica pesa muito e não é maleável para talhar detalhes), depois pinte com tinta látex num tom claro de preferência cor areia que fica entre o tan (visto em camuflagem americana) e o beje. Depois use grama de cor média-clara e depois grama média-escura para preencher os meios, deixando a parte média-clara nas beiras. Não importa se vai aparecer a cor da tinta porque todo terreno nem sempre é 100% coberto de grama.

Recomendo usar os produtos da Woodland Scenic que colam mesmo o material sem deixar aquela aparência de cola seca que cria uma película sobre os trilhos e que com o tempo, o clima úmido amolece um pouco aquela película o que atrai poeira. Veja as fotos!

Ex-editor de gerenciamento da Model Railroader Dick Christianson e ex-editor senior da Model Railroader e atual editor da Classic Toy Trains Carl Swanson soldam as talas.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor3.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Editor associado da Model Railroader Cody Grivno e editor senior Jim Hediger constroem estruturas na sala de trabalho. Cody constrói a planta de sacaria e o Jim constrói a planta de etanol.


Cody está pintando a torre d'água da cidade de Troy.


O editor executivo da Model Railroader Andy Sperandeo cabeou muito das partes da maquete. Na foto superior ele está instalando os alimentadores dos trilhos e na foto debaixo ele está pondo uma locomotiva para testar pelos trilhos da WSOR.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor4.jpg” contém erros e não pode ser exibida.


Cody faz o lastro/balastro em todos os trilhos da maquete. Você pode ler sobre as técnicas eficientes dele na parte 3 da série WSOR cuja aparecerá na edição da Model Railroader de março de 2008.


A ferrovia e o lastro/balastro estão montados e algumas das estruturas estão instaladas. Nós ainda necessitamos pintar a fachada ainda.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor11.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Juntamente construindo o massivo complexo da REC Paper Products, o editor senior da Model Railroader David Popp instalava muito dos senários da maquete. Aqui ele está adicionando algumas árvores ao cenário próximo da planta de gás propano Swanson Propane.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor12.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O editor associado Dana Kawala adiciona alguns dos toques de finalização ao parque enquanto o editor senior David Popp trabalha na montagem da REC Paper Products. O editor associado Cody Grivno está no fundo pintando e fazendo o lastro/balastro do trilho.


O ilustrador Jay Smith da Kalmbach Publishing Co. Illustrator pintando o fundo para terminar o ramal Troy (Troy Branch). Perto da Swanson Propane ele faz uma estrada aparecer a continuar dentro da distância e ao redor de uma quina, adicionando um tanto de profundidade ao cenário.
A imagem “http://www.trains.com/mrr/objects/images/wsor15.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Notem que lindo resultado!


Com a maioria das estruturas no lugar e o cenário terminado, nós damos uma acelerada tripla no pátio e buscar ação adiante!
wsor13


Agora que a maquete está toda feita, é hora de limpar a sujeira. O ex-editor de gerenciamento da Model railroader Magazine Dick Christianson está no trabalho!

CONFIRA AS NOVIDADES NA PÁGINA PRINCIPAL

16 comentários:

ferreomaníaco disse...

Para nós que entendemos do assunto é fantástico. Parabéns!

Rubens Bürgel disse...

Fiquei impressionando com o excelente trabalho de construção... tem um alto nível de detalhamento e um ótimo aproveitamento de espaço. Parabéns aos ferreomodelistas responsáveis pela maquete. Rubens Burgel

CARLOS disse...

Estes caras são o maximo, tem que ter no sangue o dom de um maquetista e de pintor tambem, é como falamos aqui no Brasil cada Macaco no seu galho, voces estão de PARABENS gostei muito.
abraços
Carlos Czymoch

Gu disse...

eu gostaria de saber quais objetos vocês usam para fazer a maquete com a ferrovia em volta e a cidade dentro.

jose disse...

eu também fiquem emprecionado com esse trabalho muito bonito

alan disse...

amigo onde posso comprar material para fazer maquetes tipo arvore, tren, ferrovia, pessoas, etc.. na internet???

FERROMODELISMO disse...

Enviem perguntas para mim no e-mail hobbytrem@gmail.com.

Um abraço,

Cristiano

Lord disse...

Ola amigos. Meu pai foi ferroviario da cia Paulista esta com 90 anos e gostaria de ver uma maquete que fosse parecida com a linha da paulista da região de Campinas SP.
Será que alguem poderia me ajudar a realizar este sonho dele?
Geraldo

Silvania cardinot silveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teteuffn disse...

Eu comprei um trem mas estol tentando fazer a maquete mais nao sei como poso colocar as pedrinhas em baixo do trilho! o resto eu sei fazer ja fiz as casas e etc so falta o trilho.coloque uma dica ai!

Nátali para todos... disse...

noooooooooooooossa, duvido q isso seja uma maquete, é tão bem feita q naum dá pra acreditar,parabens

Thiago Oliveira disse...

Olá Colegas de Hobby!
Eu estou querendo montar uma maquete com muitas linhas cruzando e um amplo patio de manobras, se caso alguem tiver uma planta que possa me disponibilizar eu agradeço muito. Desde já obrigado pela atenção!
Enviar para: lordaramysthiago@oi.com.br
OBS: Compro materiais usados de ferromodelismo.

Wanders Souza disse...

Gostaria de saber aonde compro material para construir maquete ferroviária bem realista, incluindo a paisagem?
Eu trabalho com robótica e estou pensando desenvolver um projeto de uma ferrovia, uma das minhas maiores dúvidas é que material eu posso utilizar para construir o trilho e a roda do trêm. Gostaria de uma ideia sua para concretizar esse projeto.

FERROMODELISMO disse...

Vou responder a todos os comentários amanhã.

Estive ocupado por duas semanas, mas estou de volta.

Um grande abraço,

Cristiano

cailleam disse...

muito bom seu blogger, estou tentando iniciar tambem, sei assim em tese o que kero fazer mas ano sei como e nem esboçar no papel, tenho já algumas coisas, mascomo disse não tenho nem ideia de por onde começar o traçado, Parabens pelo seu trabalho.

Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante




Pesquisas relacionadas a Molde para maquete

Como fazer maquetes para feira de ciências

Molde para maquete escolar

Molde para maquete de cidade

Molde de igreja para maquete

Molde de navio para maquete

Molde de ônibus para maquete

Molde de casas de papel para montar

Molde de caminhão de lixo ou obras

Molde de trem locomotiva com vagões

Molde de carro de policia para maquete

Molde do cristo redentor para maquete

Molde de barco a caravela

Molde de avião de guerra Thunderbolt

Molde de carro de bombeiro

Molde de caminhão betoneira